No passado dia 3 de fevereiro, o Museu Municipal de Penafiel, no concelho Penafiel, acolheu ações de capacitação para militares da GNR no combate à violência doméstica.

Segundo comunicado da autarquia, “é urgente combater a violência doméstica”, sendo que a ação “Capacitar para intervir – Violência doméstica: A intervenção da GNR” é direcionada aos militares da GNR, como consequência do seu papel como entidades públicas com competências de intervenção junto das vítimas de violência doméstica. 

Esta ação é promovida no âmbito da Unidas-Redes Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, é a primeira iniciativa do ciclo de cinco ações de capacitação, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

O presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, alerta para “a importância de estarmos atentos, enquanto agentes ativos no combate desta problemática social”. 

A vereadora com o pelouro da Família e da Ação Social, Daniela Oliveira, esteve presente e moderou o primeiro painel em debate, focado no tema do “Primeiro Episódio de Violência Doméstica à Intervenção da GNR”.

As ações “Capacitar para intervir” da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa são cofinanciadas pelo POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), pela Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu).