No sábado, dia 23 de julho, o Rancho Folclórico de Paço de Sousa, no concelho de Penafiel, organizou o 41.º Festival Internacional de Folclore.

O evento começou pelas 09h00, com o hastear das bandeiras e, por volta das 17h30, os grupos foram chegando às instalações do Centro Cultural e Rancho Folclórico de Paço de Sousa, onde efetuaram uma visita à “Sala de Memórias”. Seguiu-se a sessão solene que contou com a presença do vereador Adolfo Amílcar, que deu as boas-vindas aos grupos e entregou lembranças, informa um comunicado da organização.

Antes do início da atuação dos grupos, realizou-se o jantar convívio, que foi servido na Escola EB 2/3 de Paço de Sousa. O palco para o festival foi o Largo de Gamuz (junto ao Mosteiro de Paço de Sousa) e o primeiro grupo a atuar foi o anfitrião, que iniciou com uma homenagem à antiga cantadeira que havia falecido nessa manhã.

Atuaram os grupos de Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros (Porto de Mós), Rancho Folclórico “Os Azuraras” de Quintela (Mangualde), Grupo Folclórico de Crastovães (Águeda), Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio (Braga) e Asociación Folclórico Herencia (Espanha).