janeiras hospital15jan2023
Publicidade

O Rancho Folclórico de Boelhe, do concelho de Penafiel, reuniu-se no sábado, dia 28 de janeiro, para um jantar convívio. O momento foi partilhado por cerca de uma centena de pessoas, entre elas membros do grupo, amigos, familiares, associados e autoridades civis.

O ano de 2022 marcou o regresso normalidade e à atividade regular da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli, onde se insere o Rancho Folclórico de Boelhe. O grupo percorreu diversas localidades de Portugal, representando a cultura e as tradições da região do Tâmega e, neste início de 2023, mostra-se “saudável e otimista em relação ao novo ano”.

janeiras1 hospital15jan2023

O jantar de convívio é promovido, anualmente, pela Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli para assinalar a entrada num novo ano. “É um momento de convívio entre a comunidade associativa, vivido num ambiente quase familiar, em que muitos de nós trabalham na organização do espaço, outros dedicam-se mais às inúmeras tarefas na cozinha. Divertimo-nos, colocamos a conversa em dia e partilhamos bons momentos à mesa”, explicou Fernando Vieira da Rocha, um dos responsáveis do Rancho Folclórico de Boelhe.

Neste arranque de 2023, a Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli dinamizou um projeto cultural, que envolveu a comunidade de Boelhe e localidades vizinhas. Como forma de recuperar letras e preservar o canto das janeiras como identidade e património.

janeiras penafiel15jan2023

Intitulado ‘Serões da Aldeia’, o projeto cultural permitiu a formação do Grupo de Cantares Tradicionais, a edição de um e-book com seis letras recuperadas e, através da gravação de três cantos das janeiras, a sua preservação e divulgação, participando entre outros, no Encontro de Janeiras organizado pela Câmara Municipal de Penafiel, na festa de reis do Centro Escolar de Boelhe e numa visita ao Hospital Padre Américo. “Praticamente, todos os fins-de-semana vamos participar em alguma iniciativa ou momento cultural dinamizado na região”, explica.

jantar convivio21jan2023

Apesar do “muito trabalho”, Fernando Vieira da Rocha garante que “quem dança ou canta por gosto, tem um grupo como o nosso e assiste a momentos como os que temos vivido, sente o carinho e a alegria que estes convívios proporcionam nas nossas gentes. Tenho muito a agradecer, em especial às colegas responsáveis pelas tarefas na cozinha, quem serve às mesas e aos colegas que organizam o espaço, todos os voluntários e responsáveis na nossa associação”, conclui.

O evento contou com o apoio da Junta de Freguesia de Boelhe e da Câmara Municipal de Penafiel.