O Rotary Club de Penafiel regressa com uma nova edição do Prémio Literário Germano Silva. Este ano a obra vencedora foi “Os Caminhos de Idalecio”, uma obra de ficção de Paulo Pereira Viegas.

O rotário vai apresentar a sua obra no dia 15 de novembro, terça-feira, no Auditório Germano Silva da Biblioteca Municipal de Penafiel, pelas 21h00.

O Prémio Literário Germano Silva foi instituído pelo Rotary Club de Penafiel e pretende ser uma “ação de apoio à educação e à literacia, desenvolvida num compromisso conjunto de reflexão sobre a importância da escrita na língua de Camões, como instrumento fundamental para a compreensão do mundo”, explica o clube em nota de imprensa.

“Sendo o português idioma oficial em nove países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe, este Prémio Literário comemora em Rotary a língua portuguesa como elemento de união e promoção da paz entre povos, à escala mundial”, acrescenta.

O Rotary Club de Penafiel recorda, ainda, que “Germano Silva nasceu em Penafiel em 1931 e ao longo da sua vida, pela carreira de jornalista, foi galardoado inúmeras vezes, de entre elas com a medalha de mérito, grau ouro, pela Câmara Municipal de Penafiel e a Ordem de Mérito, grau de comendador, pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo reconhecimento de ter mudado gerações, implicando mudança no pensamento de cada ser humano”.