ponto c
Publicidade

O mês de dezembro vem renovar a agenda cultural do Ponto C, em Penafiel, que vai encerrar o ano de 2024 com um programa repleto de eventos de teatro, poesia, performances comunitárias e muita música natalícia.

A programação arranca no próximo domingo, 1 de dezembro, com “Ruy, A História Devida”, protagonizado pelo icónico ator Ruy de Carvalho, que partilhará histórias inéditas da sua longa e inspiradora carreira. A sessão, com início às 17h00, já tem lotação esgotada.

O segundo evento desta agenda cultural aponta para o dia 7 de dezembro, às 21h30, o palco acolhe o grupo a capella ‘Canto Nono’, que homenageia o legado de José Mário Branco com o espetáculo “A Força (o Poder) da Palavra – Um Canto a José Mário Branco”. Este evento recorda algumas das mais emblemáticas canções do músico e compositor, cinco anos após o seu desaparecimento.

A 15 de dezembro, às 17h00, é apresentado o espetáculo “Guião para um País Possível”, com dramaturgia e encenação de Sara Barros Leitão e interpretação de João Melo e Margarida Carvalho. Criada a partir de discursos e intervenções registadas no Parlamento, a peça celebra 50 anos de democracia em Portugal.

Já no dia 20 de dezembro, o Ponto C recebe a peça “Gatilho da Felicidade”, de Ana Borralho & João Galante, que conta com a participação de jovens de Penafiel, com idades entre os 18 e os 23 anos, para explorar a definição de felicidade e como esta varia de pessoa para pessoa.

Nas datas mais próximas do Natal a programação vai contar com o espetáculo XMASROCKFEST, um concerto organizado pela Cosmonaut, a decorrer nos dias 20 e 21 de dezembro. O primeiro dia, com início às 22h00, contará com atuações do trio de rock Dom Pie Pie, do grupo de pop psicadélico Unsafe Space Garden, e dois DJ sets, com Bricolage.108 e Nuno Cobra. No segundo dia, o palco será do coletivo Solar Corona e do grupo Duas Semicolcheias Invertidas, conhecidos pela mistura de noise-rock, pós-rock e free-jazz, seguidos dos DJ sets de Housco e Nicevenn.

A programação de 2024 no Ponto C termina com o concerto “Christmas Movie Songs”, protagonizado por Aurea, no dia 22 de dezembro, às 17h00, que também já regista lotação esgotada.

Para além dos espetáculos, o Ponto C oferece várias atividades paralelas, como conversas, ateliês e ações participativas. Está a decorrer uma chamada aberta para o projeto “Atlas Penafiel”, com arranque previsto para fevereiro de 2025, que procura participantes de todas as idades e ocupações. Inscrições podem ser feitas presencialmente na bilheteira ou por e-mail.

O espaço também disponibiliza serviços de babysitting, interpretação em língua gestual portuguesa e audiodescrição em espetáculos selecionados, reforçando o compromisso com a acessibilidade e inclusão.

As bilheteiras do Ponto C estão abertas de terça-feira a sábado, das 13h30 às 18h30, e online em pontocpenafiel.bol.pt.