O Ponto C, em Penafiel, “continua a apostar na diversidade trazendo a Penafiel grandes produções
de teatro, músico, dança e vídeo-arte” com a apresentação da programação para os meses de abril, maio e junho.
Entre os destaques da programação estão o monólogo “À Primeira Vista”, com Margarida Vila-Nova, a ópera “Carmen”, a adaptação teatral de “O Lago dos Cisnes” e os concertos de Joan As Police Woman, Mão Morta, Tiago Bettencourt e Moreno Veloso. Pela primeira vez, o Ponto C transmite um live streaming, com a exibição ao vivo do bailado “Coppélia ou a Rapariga de Olhos de Esmalte”, pelo Teatro Camões, no Dia Mundial da Dança.
A programação inclui também peças com selo do Teatro Nacional D. Maria II, como “Nau Nau Maria”, encenada por Alice Azevedo, e “Quem Cuida do Jardim”, de Cristina Carvalhal. Entre as propostas inovadoras estão “Comer a Terra”, um espetáculo-jantar com dramaturgia e encenação de Bruno Martins, e “Ela deu-me eu dela recebi”, de Clara Amaral, uma peça intimista para apenas dez participantes de cada vez.
Na música, Tiago Bettencourt apresenta “Fio da Navalha” a 13 de abril, permitindo ao público escolher o alinhamento do concerto. Mão Morta estreiam em Penafiel o seu novo disco “Viva La Muerte!”, dia 19, enquanto Moreno Veloso traz “Mundo Paralelo” a 11 de maio. No dia 2 de maio, Joan As Police Woman apresenta “Lemons, Limes and Orchids”, num concerto que atravessa os momentos mais marcantes da sua carreira.
O teatro visual e performativo marca presença com “Perdón”, da companhia catalã Losinformalls, que estreia em Portugal a 26 e 27 de abril. Na programação infantojuvenil, “O Meu Primeiro Corpo”, a 15 de junho, oferece uma experiência multissensorial para crianças entre os 12 e 36 meses.
O serviço de comunidade do Ponto C continua a apostar na mediação e formação artística. Destaque para a oficina de cerâmica fria inspirada na exposição “Ímpeto Feminino”, de Elsa Martins, e para uma oficina de tutus para famílias, orientada por Salvador Moura, a 18 de maio. O público também será convidado a participar numa leitura coletiva do poema gráfico “Oração”, de Wellington Bujokas, e a intervir na criação da peça “O Tamanho das Coisas”.
Entre 22 e 25 de maio, o Ponto C acolhe o Congresso Internacional sobre Envelhecimento, promovido pela ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social. O evento conta com palestras, debates e espetáculos interpretados pela comunidade sênior de Penafiel. Já nos dias 30 e 31 de maio e 1 de junho, o “Coordenadas – Laboratório para o Território” propõe um debate sobre a ocupação urbana através das artes.
O programa ABC – Conversas com Artistas inclui debates como “Do fascismo à extrema-direita e vice-versa”, após o concerto de Mão Morta, moderado por Miguel Pedro Guimarães, com a participação da historiadora Sílvia Correia.
As bilheteiras do Ponto C funcionam de terça-feira a sábado, das 13h30 às 18h30, e os ingressos estão disponíveis online em pontocpenafiel.bol.pt. Espetáculos selecionados contarão com audiodescrição e interpretação em língua gestual portuguesa. Mantém-se ainda o serviço de babysitting para crianças dos seis meses aos seis anos.
O conteúdo Penafiel: Ponto C já anunciou programação dos próximos três meses aparece primeiro em A Verdade.