Na última Assembleia Municipal de Penafiel foi aprovado, por maioria expressiva e sem votos contra, o Orçamento Municipal para 2024, que contempla um investimento superior a 100 milhões de euros. Um valor que representa um aumento de 15 milhões de euros em relação a 2022.
De acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, Penafiel é o 8.º município que lidera o investimento por cidadão, nos últimos 10 anos. Este ano, o OM 2024 irá beneficiar todas os setores da alçada do município.
No que diz respeito à saúde, agora do domínio do município por força da delegação de competências, destaque para a construção do novo centro de saúde nas Termas de S. Vicente, de uma nova Unidade de Saúde Familiar de Penafiel e para a requalificação de outras unidades de saúde do concelho, visando “melhorar as condições de acesso para os utentes e melhorar as condições de trabalho para os profissionais de saúde” e que, de acordo com o município, são investimentos que rondam os sete milhões de euros.
Relativamente à mobilidade, a autarquia aponta para a construção de duas rotundas na saída da A4 para EN106 e no acesso à Zona Industrial n.º 2, que vai ser assumida pela câmara de Penafiel, num investimento de mais de 1.7 milhões de euros. Destaque, ainda, para o avanço da ligação desde a rotunda de Santa Marta até à entrada da A4, cujo o projeto de execução da obra já está adjudicado. Investimentos na ordem dos seis milhões de euros.
No domínio da educação, prevê-se a requalificação de vários equipamentos, como é o caso da EB 2,3 de Paço de Sousa, Pinheiro e Cabeça Santa, e Penafiel Sudeste. E a requalificação da Escola Básica de Peroselo e de várias salas de aula na D. António Ferreira Gomes, resultando em investimentos a rondar os 14,5 milhões de euros.
Também a habitação entra nos planos deste novo OM 2024, com a construção de edifícios de habitação coletiva, da residência universitária que irá nascer na Rua Alfredo Pereira, num investimento na ordem dos 5,5 milhões de euros.
Ao nível das respostas sociais, estas continuam a ser uma “aposta” do município, quer no apoio às instituições que não têm apoio integral, por parte da segurança social, quer nas candidaturas a novos lares e creches. Para além destes, a autarquia assume a construção de novos equipamentos, como a creche de Santa Marta. Estes investimentos rondam os três milhões de euros.
Os investimentos comtemplam, também, o setor desportivo, com a previsão da requalificação do Pavilhão Municipal Fernanda Ribeiro, a construção de pavilhão desportivo para as Termas de S.Vicente e polidesportivo para Oldrões, além de apoios ao desenvolvimento de várias infraestruturas em diversas freguesias, que totalizam investimentos na ordem dos nove milhões de euros.
Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, refere que este é um orçamento que o deixa “orgulhoso e deve deixar todos os penafidelenses com a garantia de que governamos para todos e a pensar no futuro“. Para o autarca, este orçamento revela “uma estratégia assente na sustentabilidade económica e financeira do município, com uma visão de promoção de um concelho social e territorialmente mais coeso e economicamente mais competitivo. Os números são claros e esclarecedores“. A terminar o comunicado, o município ressalva que “este orçamento não é apenas uma reposta para um conjunto de investimentos, mas representa um compromisso com o bem-estar das próximas gerações, dos nossos filhos e netos que vão assim viver num concelho cada vez mais desenvolvido e coeso”, conclui.