agrival penafiel
Publicidade

Foi apresentada na manhã desta terça-feira, dia 7 de junho, no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, a edição de 2022 da Agrival, com a presença de Zé Amaro.

O certame vai decorrer entre os dias 19 e 28 de agosto e conta com algumas novidades.

Desde logo o preço de entrada vai passar para os cinco euros, acompanhando “um aumento muito acentuado da inflação” e que tem um impacto, neste caso, “superior a 20%”, além do aumento do IVA atribuído a este evento, que vai passar para 23%. “Só 15 anos depois é que as entradas na Agrival têm este aumento e que não acontece por uma vontade da organização, não acontece por vontade da câmara, acontece porque é incontornável devido a estas situações”, explicou Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel. “Queremos que a nossa Agrival seja sustentável. Ela tem sido sustentável nas últimas edições e é assim que tem que continuar a ser”, acrescentou.

No entanto, este ano, as famílias numerosas do concelho de Penafiel (que tenham o cartão de família numerosa) vão ter acesso gratuito a este certame, bem como os bombeiros voluntários do concelho e os cidadãos idosos integrados nas IPSS do concelho.

dsc 0224 scaled

Além disso, outra das mudanças que se vai efetivar nesta edição é que, a partir da 1h30 de cada dia, “não vão ser vendidos mais bilhetes, não vão haver mais entradas, por questões de segurança relacionadas com a pandemia”. A hora de fecho “mantém-se como nas edições anteriores”, uma vez que o pretendido é “evitar aglomerados excessivos e que possam constituir um fator de risco para todo o certame”.

As entradas também vão passar a ser controladas com torniquetes, de forma a haver “uma maior segurança, um maior controlo dos acessos e, em cada momento, saber exatamente quantos visitantes estão na feira”.

Vai haver ainda um dia dedicado ao território, nomeadamente, à Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, já que “a feira começou por ser a Feira Agrícola do Vale do Sousa, mas ela hoje é muito mais do que o Vale do Sousa e todo esse território da região está aqui presente”. Assim, vai existir um palco num espaço específico no certame e todos os municípios da comunidade vão estar aí presentes. Na parte da restauração, vai haver uma nova região que vai trazer a sua gastronomia a provar a quem visitar a feira – os Açores.

dsc 0239 scaled

O cartaz do palco principal também já foi divulgado e o objetivo foi ser “muito diversificado para que todos possam encontrar o seu estilo musical aqui na feira”. No primeiro dia, 19 de agosto, a dupla Quim Roscas e Zeca Estacionâncio vai marcar presença no palco principal da Agrival. Na noite seguinte, vai ser a vez de David Carreira animar os visitantes da feira. No dia 21 de agosto, a Blaya vai ser a cabeça de cartaz. Já no dia 22 de agosto, Zé Amaro vai subir ao palco principal. O Profjam vai atuar na noite seguinte. O dia 24 de agosto vai ser marcado pela atuação de Fernando Daniel e, no dia 25, será a vez de Syro animar a plateia. A 26 de agosto, Carolina Deslandes vai cantar no palco principal deste evento. No dia seguinte, a noite vai ser animada por Diogo Piçarra. A noite do último dia da Agrival vai ser, como habitual, dedicado ao espetáculo piromusical, bem como ao concurso Miss Agrival.

dsc 0231 scaled

Esta foi também a altura escolhida para apresentar o novo site da Agrival, que sofreu “um refresh”. “Temos agora um site que é muito mais moderno, muito mais apelativo, muito intuitivo e, sobretudo, muito capaz de disponibilizar toda a informação necessária, seja a informação que é mais procurada pelos expositores, seja a informação que é mais procurada pelos visitantes que vêm para os concertos ou para a gastronomia. Toda essa informação vai estar ali bem concentrada no site e muito acessível”, explica, referindo que é possível também adquirir um bilhete online.

Relativamente aos expositores, são 350, que vão estar presentes no mesmo espaço das edições anteriores. Em 2019, a Agrival contou com cerca de 160 mil visitantes, indicou o vereador Adolfo Amílcar. “Nota-se nas pessoas vontade de sair, participar, conviver, agora, sempre com aqueles cuidados que temos de ter. Cada um tem de ser responsável, mas as expectativas têm de ser mesmo boas porque a Agrival, os conteúdos que tem, o cartaz que tem, a mostra de gastronomia que tem, a qualidade dos nossos expositores, tem tudo para que seja um sucesso”, remata.

dsc 0226 scaled

Zé Amaro marcou presença na conferência de imprensa na manhã desta terça-feira e acredita que este evento “vai ser um sucesso”. “São muitos visitantes. O país inteiro vem cá, os nossos emigrantes vêm cá propositadamente também. Sinto que as pessoas, para além de adorar a terra, adoram este conceito e ainda bem que a feira está de volta porque é preciso, com grandes esforços, com grandes sacrifícios também, mas com as adaptações necessárias, que é importante”, afirma.

“Para mim, é um privilégio porque me abre portas. Este grande palco faz com que seja possível estar noutros palcos também no mundo, por isso, é realmente fantástico”, conclui.