vigilia concentracao penafiel a4
Publicidade

Dezenas de motociclistas juntaram-se na noite desta terça-feira, dia 9 de agosto, na saída norte da A4, em Penafiel, para reivindicar uma solução num local de vários acidentes e também para homenagear a mais recente vítima.

“A nossa dor não dá para ser apagada, obviamente, com este ajuntamento, mas que sirva de exemplo a perda do Daniel, este roubo, esta injustiça que podia ter sido evitada, sem dúvida nenhuma, com a construção de uma rotunda. Não que já não seja algo planeado pelas autarquias – que nós sabemos que são, há documentos que o comprovam. Juntamo-nos a esta luta, juntamo-nos a esta concentração para que não haja mais ‘Danieis’, não haja mais perdas, sendo que o Daniel era o único suporte desta família”, disse aos jornalistas a prima de Daniel Freire, que perdeu a vida num acidente neste local, no fim de semana.

whatsapp image 2022 08 10 at 09.33.01 7

De acordo com um dos presentes, residente em Paços de Ferreira e que utiliza a via com frequência: “Estamos aqui porque o espírito de motociclista é mesmo isto, é exatamente ter um espírito de solidariedade, não só para almoços e jantares e passeios, mas para também situações destas em que todos nós passamos por aqui e precisamos de sentir segurança e queremos acabar com os nossos colegas que morrem aqui, como no sábado passado, num cruzamento que não é feito por falta de entendimento. Temos uma Câmara Municipal de Penafiel que quer fazer a obra, que avança com a obra, que financia a obra a 100% e temos uma Infraestruturas de Portugal que não aceita e diz não e risca o projeto e, entretanto, nós é que padecemos com as nossas vidas e isto tem de acabar de uma vez por todas”.

whatsapp image 2022 08 10 at 09.33.01 5

No local, foram vários os capacetes e velas como forma de homenagem e vigília. Foi prestado também um minuto de silêncio e um minuto de barulho de motos. De seguida, os vários motociclistas presentes deslocaram-se até ao centro da cidade de Penafiel.

whatsapp image 2022 08 10 at 09.33.00 4

Pedro Santana Cepeda, vice-presidente da autarquia, afirmou ao Jornal A VERDADE que a câmara municipal já desenvolveu, há seis anos, um projeto para a criação de uma rotunda e passeios, bem como reforço de sinalização, “no sentido de tornar este espaço mais seguro para os peões e para os automobilistas”.

Nos últimos 10 anos, “foram 100 os acidentes rodoviários que se verificaram neste local, foram 50 feridos e, lamentavelmente, no último fim de semana perdeu-se a vida de um jovem”.

“Aquilo que apelamos hoje é que, definitivamente, nos deixem fazer esta obra, que nos deixem concretizar este projeto porque, de facto, ele é fundamental. O sr. presidente da Câmara Municipal de Penafiel já assumiu toda a despesa inerente a esta obra, que será feita pela câmara municipal, portanto, não é por uma questão orçamental. Neste momento, aquilo que precisamos é de autorização por parte da entidade gestora desta via, que é uma estrada nacional, a Infraestruturas de Portugal e a tutela, para realizarmos esta intervenção”, explicou.

whatsapp image 2022 08 10 at 09.32.47

O vice-presidente revelou que, esta segunda-feira, foi realizado “um contacto informal por parte da Infraestruturas de Portugal a dar nota que, finalmente, consideraram que o projeto tinha condições para avançar”. “Portanto, temos a esperança que, a curto prazo, possamos ter essa luz verde e concretizar este projeto tão importante para o concelho de Penafiel, mas também para toda a região porque estamos a falar de uma saída da autoestrada que serve vários concelhos aqui da região do Tâmega e Sousa”, rematou.