logo-a-verdade.svg
Penafiel
Leitura: 4 min

Penafiel: Lançada a 1.ª pedra da requalificação do Pavilhão Agrival

Foi inaugurada esta sexta-feira, dia 22 de agosto, antes da sessão de abertura da 44.ª edição da Feira Agrícola do Vale do Sousa, a primeira pedra da requalificação do Pavilhão Agrival, em Penafiel.

Redação

O presidente da Câmara Municipal, Antonino de Sousa, explicou: “este ano começamos de forma diferente, com uma cerimónia simbólica de descerramento de uma primeira pedra, aproveitando naturalmente a presença do sr. Ministro [José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Mar] para o efeito". Trata-se da "primeira pedra da obra da empreitada de requalificação deste pavilhão”, continuou.

O autarca lembrou: “este pavilhão já conta com 24 anos, já é bastante tempo, no que diz respeito à degradação de um imóvel, apresenta alguns sinais que já o evidenciam e, por isso, chegou a hora de podermos, então, fazer aqui uma intervenção profunda de requalificação”.

Segundo Antonino de Sousa, trata-se de “uma intervenção que tem, sobretudo, por objetivo requalificar a parte estrutural do imóvel, com atenção às questões de eficiência energética". O pretendido, afirma, é "dar melhores condições a quem aqui trabalha, dar melhores condições aos visitantes do equipamento, nas várias atividades que aqui vão acontecendo, e também, no caso da Agrival em particular, aos expositores que passam cá tantas horas ao longo destes 10 dias”.

A obra representa “2 milhões e 200 mil euros, que conta com financiamento dos fundos comunitários, também do orçamento municipal e que resulta desta parceria com a nossa Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa". "Este financiamento vem do contrato de desenvolvimento e coesão territorial”, informou. 

Segundo o presidente da autarquia, “é, de facto, uma boa evidência de que os fundos são bem aplicados, porque este equipamento procura promover a coesão do nosso território”.

Antonino de Sousa acrescentou ainda: “Acho que vai ser uma boa intervenção e aquilo que eu gostava era que no próximo ano, no dia da abertura da feira, pudesse também acontecer a inauguração dessa obra de requalificação. Logo veremos". "O prazo da obra é de um ano e por isso se for devidamente cumprido será possível que assim suceda. A obra vai começar no dia 1 de setembro, só não começou antes, pelas razões que aqui estão e são óbvias. A Agrival é, de facto, o maior dos eventos que este pavilhão acolhe”, garantiu. 

O autarca sublinhou que “são muitas as iniciativas que ao longo do ano aqui vão acontecendo, mas Agrival é, de facto, o maior de todos os eventos que aqui acontecem. É o maior evento, diria mesmo, do nosso concelho e de toda a região do Tâmega Sousa, no que diz respeito à promoção do nosso território”, reiterou. 

“É, de facto, um evento muito marcante com esta pertinência territorial. Nós temos aqui aquelas que são as grandes potencialidades do nosso território do Tâmega e Sousa. Não há muitos outros exemplos, por enquanto, de iniciativas com esta dinâmica, com esta pertinência territorial. Temos a Rota do Românico, por exemplo, que tem também essa dimensão territorial, temos outras, mas esta é de facto uma das, diria, mais emblemáticas”, defendeu.

Antonino de Sousa concluiu destacando: “é a maior feira agrícola do norte e do centro do país, não tenho quanto a isso nenhuma dúvida" e explicou: "mantém a sua matriz fundacional que é a agricultura, mas hoje a Agrival é muito mais do que apenas uma feira agrícola".