A praça Escritaria foi o palco para a inauguração da iluminação de Natal da cidade de Penafiel, um momento onde música ao vivo, luzes e fogo de artificio marcaram o lançamento da época natalícia do concelho.
O presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, comenta que o acender das luzes "é sempre um momento muito ansiado pela população, mas também pelos muitos visitantes que correm à nossa cidade nesta altura".

A cerimônia de inauguração contou com um vasto corpo humano e o presidente revela que de "ano para ano, são mais aqueles que se juntam a nós para este momento de celebração, de abertura da iluminação de Natal".
Antonino de Sousa, admite com um ar de satisfação que "tudo aquilo que nós fazemos é com o objetivo de envolver as pessoas, de termos a comunidade connosco. O trabalho dos autarcas é esse, é envolver a comunidade, trazer as pessoas também a participar e concretizar esses objetivos".

Assim, depois de iluminar a cidade o programa natalício de Penafiel vai desenvolver-se ao longo do mês de dezembro, uma agenda de evento repleta de "muitas novidades, temos mais ruas iluminadas e temos novos e diferentes motivos para uma visita à cidade mais apelativa".
As atividades de Natal são dinamizadas pelo município para "dar mais cor à cidade, dar mais animação, sobretudo para os mais novos, o Natal é uma festa principalmente das crianças, mas também tentamos sempre atrair potenciais visitantes à cidade para fazerem aqui as compras de Natal", acrescenta o autarca.

O presidente de Penafiel aproveitou a ocasião para deixar uma mensagem a todos os cidadãos do concelho : "tenham um santo e feliz Natal, se possível com a família, com os amigos, com aqueles que mais estimam, mas sobretudo com saúde, que é o nosso bem mais precioso".