cardo roxo penafiel
Publicidade

O Ensemble Cardo-Roxo encerra o ciclo de concertos “Ad Orientem” este domingo, dia 14 de abril, às 16h00, na Igreja do Salvador de Cabeça Santa, em Penafiel. A entrada é livre.

Segundo nota de imprensa da Rota do Românico, a “Ad Orientem” é “um projeto artístico e de investigação promovido pela associação cultural ‘Projecto Cardo’ em 12 monumentos icónicos do Norte de Portugal, com o apoio, entre outras entidades, da Rota do Românico, do Património Cultural, I.P., da Antena 2 e da Direção-Geral das Artes”. 

Assim, em cada um dos espaços patrimoniais tem sido feita “uma análise científica e empírica do seu comportamento acústico e das condições arquitetónicas e práticas com vista à realização de concertos e gravações profissionais“. Neste sentido, para cada monumento foi selecionada para gravação uma canção tradicional local com um novo arranjo.

cardo roxo penafiel 2

O Ensemble Cardo-Roxo é formado por Carmina Repas Gonçalves, na viola da gamba e voz, Antony Fernandes, na gaita de foles e voz, e Tiago Manuel Soares, na percussão.

O Ensemble Cardo-Roxo, criado em 2012, dedica-se “à descoberta, exploração e divulgação do repertório de tradição oral português, e tem como ponto de partida as fontes musicais que sobrevivem até hoje em registos áudio, vídeo, partitura ou tradição viva”. Embora sejam mantidas as características identitárias destas recolhas musicais o objetivo é criar “uma sonoridade original e de surpreendente harmonia”, através da “mistura de instrumentos antigos e tradicionais (violas da gamba, gaitas de fole, alaúde e percussão), da exploração vocal e da fusão estética”.

Sete dos 12 concertos do ciclo “Ad Orientem” tiveram como cenário monumentos da Rota do Românico: os Mosteiros de Pombeiro (Felgueiras), Ancede (Baião), Cárquere (Resende) e Freixo de Baixo (Amarante), e as Igrejas de Vila Boa de Quires (Marco de Canaveses), Fervença (Celorico de Basto) e, no próximo domingo, Cabeça Santa (Penafiel).

cardo roxo penafiel 1

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

cardo roxo penafiel 1 1