8Foto: DR
Publicidade

Esta sexta-feira, dia 1 de abril, pelas 19h00, o grupo musical EME – Electroacoustic

Music Ensemble atuou no Museu Municipal de Penafiel, num concerto-instalação, apresentando uma recriação artística de música tradicional portuguesa através das tecnologias da música e da técnica de “field recording”.

O projeto desta banda é usar artisticamente a tecnologia musical contemporânea do século XXI, onde se incluem instrumentos acústicos, eletrônicos, microfones, sistemas de difusão sonora e de projeção de vídeo, estúdios, sistemas digitais de edição, gravação e sampling, para desenvolver uma obra presente, através da recolha e registo do património do passado e usando a tecnologia que o presente futuro oferece, informa um comunicado.

eme1
Foto: DR

O processo de produção da obra foi desenvolvido através da composição com “field recording”, composição eletroacústica e de sonoplastia. Foram ainda realizadas recolhas musicais em diferentes zonas do país e de paisagens sonoras e audiovisuais que pudessem ser representativas e idiomáticas.

Resultaram na produção de um medley onde cada região teve uma parte da obra dedicada e produzida pelos performers do Ensemble.

Os músicos Suse Ribeiro, Miguel Bernat, Vítor Rua, Rui Sérgio Rodrigues e Helena Inverno, que são de diferentes regiões do país, participaram no processo desde o início.

Para o projeto foi criada ainda uma editora, a Atmus Editions, que é financiada pelo programa Garantir Cultura. Compete 2020.

Texto realizado com o apoio de Sara Ribeiro, aluna estagiária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

imagem concerto instalacao