Penafiel foi considerado “o território da região do Tâmega e Sousa com melhor qualidade de vida, maior capacidade de atrair turistas e negócios”, num estudo da Bloom Consulting.

Foto: Município de Penafiel

A nível nacional, Penafiel subiu 19 posições, alcançando o 35.º lugar do ranking efetuado por esta empresa especializada nas “marcas-país”. Na região Norte, Penafiel subiu de 18.º para 14.º.

Foto: Município de Penafiel

No estudo realizado, o municipio de Penafiel, no ano de 2021, em relação ao ano de 2020, teve um aumento das pesquisas globais de 30%, sendo que tem como temas mais pesquisados o “acesso à saúde”, o “emprego”, “hotéis”, “restaurantes”, “câmara municipal”, “renda” e “parques aquáticos”.

Na área dos “Negócios”, Penafiel conseguiu uma subida a nível nacional de 51.º lugar para 43.º, no tema “Visitar” passou da 69.ª posição para a 52.ª e no requisito “Viver” conseguiu saltar da posição 50 para a 29.

Foto: Município de Penafiel

“São excelentes resultados que comprovam o trabalho de posicionamento e de notoriedade, do concelho, que temos vindo a fazer. Além de Penafiel estar cada vez mais atrativo enquanto território, como demonstram os resultados, verificamos também que as pessoas pesquisam cada vez mais sobre Penafiel e sobre a sua oferta turística, entre outras, o que naturalmente é um indicador de que estamos no caminho certo”, comentou Antonio de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel.

Foto: Município de Penafiel

Texto redigido com o apoio de Francisco Pinto, aluno estagiário da Escola Superior de Educação de Viseu.