O padre Avelino Jorge Pereira Soares, faleceu na madrugada desta sexta-feira, 16 de dezembro, em Lisboa.

De acordo com a Diocese do Porto, o padre Aevelino Soares, que tinha 59 anos, “havia sido submetido a uma intervenção cirúrgica, no sentido de obviar à enfermidade oncológica que, em data recente, lhe fora diagnosticada, e após cuidadosos tratamentos”, pode ler-se no site oficial.

Apesar dos tratamentos a que foi “sucessivamente sujeito”, a “grave enfermidade oncológica, foi determinante no seu falecimento”.

Irmão do Bispo Auxiliar do Porto, Vitorino José Pereira Soares, era natural de Luzim, Penafiel, e foi ordenado presbítero em 10 de julho de 1988, após estágio no seminário do Bom Pastor, em Ermesinde.

Em 1991, foi nomeado pároco de Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia, onde desenvolveu o Centro Social e Paroquial, sendo também designado assistente do Núcleo Douro Sul do Corpo Nacional de Escutas. Em 2008 foi designado Vigário da Vara de Vila Nova de Gaia-Norte, missão que lhe foi renovada em 2011 e 2014.

A 2 de agosto de 2017 foi nomeado pároco de Rio Tinto, no concelho de Gondomar, pelo Bispo D. António Francisco dos Santos. A sua ação como pároco de Rio Tinto, na sucessão do Padre António Vidinha, tornou-se relevante, quer na construção da nova igreja (na cripta da igreja matriz histórica), na direção do Centro Social e na ação pastoral, o que levou a que em 2018 fosse designado Vigário da Vara da Vigararia de Gondomar, por D. Manuel Linda, cargo renovado em 2021.

Foi, entretanto, nomeado como Diretor da Casa Sacerdotal da Diocese do Porto.

A Diocese do Porto “fica mais pobre, sobretudo porque se encontrava na força da sua idade e, sobretudo, da sua rica ação pastoral. Na mão de Deus lembrará as paróquias e a diocese que serviu, e lembrará sobretudo o povo de Deus que acolheu a sua palavra exemplo de pastor”, pode ler-se ainda na publicação.

As cerimónias fúnebres decorrem este sábado, 17 de dezembro, na Paróquia de Rio Tinto, Gondomar, com uma missa a decorrer pelas 11h00 e na Paróquia de Luzim, Penafiel com uma missa pelas 16h00.