novo projeto 30
Publicidade

Há nove anos que a tradicional “Casa do Pai Natal” se ilumina na freguesia de Fonte Arcada, concelho de Penafiel. A tradição continua, é certo, mas em cada ano “há sempre algo novo”, garante Sandra Dias. Este ano a família decidiu “colocar uns arcos de luzes nos portões e mais luzes”, conta.

Mas a “beleza” desta iluminação esconde “uma semana de trabalho” de toda a família para conseguirem inaugurar no dia 1 de dezembro. E assim foi, a tradição repetiu-se no primeiro dia do último mês do ano. “Continuamos porque já é uma tradição e já é conhecida por todos como a casa do Pai Natal”.

Para Sandra, a época natalícia é “sempre especial”, mas “ainda mais quando se vê a alegria das crianças quando vêm toda a casa iluminada. Gostamos de receber a visita das pessoas, especialmente dos mais pequenos. Todos os anos recebemos a visita de pessoas que vêm de longe, mas o que nos marca mais são as cartas deixadas pelos pequenos a pedirem o presente e a dizerem que se portaram bem durante o ano”.

E vale a pena tanto trabalho? “Claro que sim”, diz Sandra Dias. “Tudo é feito pelo meu pai e pelo meu marido nos exteriores. Já eu, a minha mãe e as minhas filhas tratamos do interior”.

As crianças, “até aos 10 anos”, que visitarem a casa “na semana de Natal, levam um presente, se tocarem à campainha”. Para 2024, celebram-se 10 anos de tradição e espera-se “uma surpresa”.