A ADCR Eja vai competir esta época pela primeira vez com uma equipa sénior nos campeonatos da Associação de Futebol do Porto (AFP). O emblema do concelho de Penafiel faz a estreia no próximo domingo, 24 de setembro, em casa, diante do São Lourenço Douro B.
Regina Mesquita, presidente do Eja, explica que o clube já participou, em temporadas anteriores, com escalões de formação nas provas das associação portuense, mas esta é a primeira vez que o fará com uma equipa sénior.
“A nossa equipa sénior foi criada no ano passado, inscrevemos no campeonato amador de Penafiel, mas houve sempre a ambição de crescer e de querer algo mais. Sabemos que a exigência é completamente diferente daquilo que estávamos habituados, mas são exigências que nos vão alimentando e que nos vão dando motivos para crescer”, afirmou.
A líder do emblema penafidelense não aponta objetivos desportivos para a época de estreia em provas federadas. Admite que o Eja “vai tentar a melhor classificação possível”, mas também assegura que “o lugar na tabela e os pontos amealhados” não são prioridade.

O plantel do Eja manteve a estrutura base do plantel da temporada anterior, que participou no campeonato amador de Penafiel. Aliás, sublinha Regina Mesquita, este passo foi dado devido, precisamente, “ao incentivo dos jogadores”.
“A maior parte dos jogadores do plantel é gente que está connosco desde a época passada. Este passo que estamos a dar deve-se também ao incentivo e ao compromisso dos jogadores que iniciaram connosco esta aventura da criação da primeira equipa sénior do Eja. Não nos deixaram na mão para este novo passo, que é a 2.ª Divisão distrital”, elucidou.
Regina Mesquita reconhece que há grande entusiasmo na freguesia por esta nova etapa na vida do emblema penafidelense. Algo que não surpreende, garante a presidente do Eja, porque “já no ano passado era o clube que maior número de adeptos tinha a apoiar a equipa, tanto em casa como fora”.

“Este ano não será diferente e até acredito que chame mais gente, porque é uma competição diferente. Espero que os nossos adeptos nos continuem a apoiar e que a força deles possa ser a nossa”, desejou.
O Eja, que tem Manuel Santos como treinador principal, está inserido na Série 4 da 2.ª Divisão da AF Porto, prova que integra mais seis clubes do concelho de Penafiel: Termas São Vicente B, Castelões, Croca, Paço de Sousa, Cabeça Santa e Rio Mau.
O Eja realiza, no domingo, 24 de setembro, às 15h30, o primeiro jogo para o campeonato, em casa, diante do São Lourenço Douro B.