logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Penafiel: CHTS reage à morte de doente nas urgências

Redação

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) reagiu à morte da idosa de 80 anos, que aconteceu na noite desta terça-feira, dia 2 de janeiro, nas urgências do Hospital Padre Américo.

De acordo com informação enviada ao Jornal A VERDADE, a doente "deu entrada no Serviço de Urgência Médico Cirúrgica do CHTS às 19h16, foi submetida a triagem de Manchester às 19h19", tendo sido triada com "prioridade laranja". Pelas "20h06, após avaliação clínica, foi registado o óbito".

Segundo o mesmo comunicado "tratava-se de uma doente em fim de vida e sem critérios clínicos para qualquer manobra invasiva de reanimação". E, apesar da pressão sentida no hospital, "as ações tomadas teriam sido as mesmas em circunstâncias diferentes".

O CHTS afirma que o serviço "se encontra sob enorme pressão, tendo o número de internados no Serviço de Urgência atingido, esta manhã, os 85 doentes. Tais circunstâncias dificultam muito o funcionamento do serviço, não só pela sobrecarga de trabalho, mas pelas limitações de espaço que condicionam o normal funcionamento".