penafiel
Publicidade

O concelho de Penafiel celebrou este domingo, dia 3 de março, o 254.º aniversário de elevação de Penafiel a cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, olhou para o assinalar desta data com “orgulho e alegria. Sentimento de alegria porque estamos a celebrar a vida da nossa cidade e de orgulho porque o percurso é exemplar, tivemos obstáculos e adversidades, mas foi sendo ultrapassada e, a verdade, é que nos temos afirmado como uma cidade referência na nossa região e sentimos que os penafidelenses têm também orgulho na sua terra, gostam dela e procuram nas suas atividades empresariais, sociais, desportivas, públicas contribuir para que o caminho continue a ser feito”.

Durante a intervenção, Antonino de Sousa aproveitou também para fazer um balanço do mandato. “Enquanto presidente da câmara devo partilhar um pouco daquilo que vai acontecendo e, por isso, é um balanço sucinto, mas procuro que em cada uma das áreas principais da governação seja feito esse estado da arte”.

elevacao cidade 254 penafiel 16
  • Saúde: “Novos centros de saúde em Penafiel e nas Termas de S. Vicente, mas também com a requalificação das unidades de saúde do concelho e dos investimentos privados que vão permitir um aumento do número de camas disponíveis e de uma nova urgência hospitalar aberta 24 horas por dia”.
  • Educação: “Está em curso a empreitada para a requalificação da EB 2.3 do Pinheiro e serão em breve concursadas as empreitadas para a requalificação das EB’s de Paço de Sousa e de Cabeça Santa. A nova residência universitária vai criar 32 camas para os estudantes e vai permitir a requalificação de um edifício no centro histórico”.
  • Mobilidade: “Projetos que estão e vão melhorar os fluxos rodoviários, mas também contribuir para uma mobilidade mais verde e mais amiga do ambiente. A solução rodoviária com duas rotundas na interseção da EN106 e a saída da A4. A nossa expetativa é que em breve a empreitada se possa iniciar”.
  • Cultura: “A obra do Ponto C está fisicamente concluída. Todavia, ainda há um conjunto de ações que é necessário concretizar para ser uma referência em Penafiel e na região, na área da cultura”.
  • Desporto: “Vamos lançar os concursos para o pavilhão desportivo das Termas de S. Vicente e vamos executar uma requalificação profunda no pavilhão Fernanda Ribeiro”.
  • Área social: “Com as novas creches de Santa Marta e de Guilhufe já concluídas e que irão abrir portas em breve, a das Termas de S. Vicente em fase de conclusão, mas também em Abragão e Paço de Sousa. O seguro de saúde sénior ficará disponível ainda este mês. O regulamento de apoio aos jovens na aquisição da sua primeira habitação já apoiou cerca de quatro dezenas de jovens”.
  • Habitação: “Vários projetos que vão aumentar a oferta e proporcionar habitação com dignidade aos mais carenciados”.
elevacao cidade 254 penafiel 18

Por fim, o autarca explicou as motivações para as distinções atribuídas. “Faz parte homenagear pessoas e instituições que se distingam e foi isso que fizemos, atribuimos o estatuto de cidadão honorários a três ilustres penafidelenses, cada um deles com fundamentos consensuais, por isso, é que as propostas são da câmara municipal, mas têm de ter a unanimidade da assembleia municipal. Depois homenageamos com medalhas municipais de mérito douradas as empresas contemporâneas do 25 de Abril, o Grupo de Manobras dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa, que tem conquistado inúmeras vitórias nacionais e europeias, e Ana Pomme, a primeira mulher portuguesa a ocupar um lugar na vereação de uma câmara municipal, em França”.

O presidente da Assembleia Municipal, Alberto Santos, falou, sobretudo, na “responsabilidade” daqueles que detém “funções relevantes no município. O 3 de março é um dia marcante na nossa história coletiva, na história do nosso município, porque foi há 254 anos que esta antiga vila de Arrifana de Sousa foi constituída a segunda cidade mais antiga do distrito do Porto e, claramente, que isso marcou toda a história de Penafiel. É sobretudo um sentimento de orgulho e honra, mas sobretudo de responsabilidade, quem tem o dever de ter funções relevantes no nosso município tem sempre esta enorme responsabilidade de defender os pergaminhos e a história do nosso concelho e de conseguir que o concelho se transforme nas cidades vibrantes, responsáveis, liderantes e inspiradores”.

elevacao cidade 254 penafiel 15

Ao olhar para os 254 anos de história e cultura que o concelho de Penafiel assinala, Alberto Santos destacou a importância da “formação da identidade de um povo” e, por isso, da cultura. “Enquanto sociedade temos de dar atenção a vários domínios, entre eles, a cultura. A cultura é fundamental na formação da identidade de um povo, sobretudo, em tempos em que o mundo está a ultrapassar tempos perigosos e, portanto, é essencial debater a cultura para o nosso futuro coletivo em termos nacionais e locais e aquilo que nós, enquanto portugueses, União Europeia e NATO e, nessa medida, nós temos fronteiras políticas e de defesa que estravazam aquilo que são as nossas fronteiras normais enquanto estado-nação”.

A data foi assinalada com uma sessão solene evocativa a decorrer no Museu Municipal, onde foram assinaladas diversas personalidades. As Medalhas de Ouro foram atribuídas a António Bernardo Aranha da Gama Lobo Xavier, José Fernando da Rocha Barros e Vitorino José Pereira Soares.

Vivi em cidades grandes, embora tivesse amigos, o meu café e o meu clube, é muito diferente a vida em Penafiel, é outro sentimento, estamos mais próximos e ser homenageado é… olhando para esta sala, talvez conheça de ‘dar abraços’ 70% das pessoas, não é possível repetir isso. Quando estive na Assembleia Municipal este dia era comemorado nos Paços do Concelho, era mais apertado, fiquei também muito feliz por se ter dado a este dia uma nova respiração e brilho. 

Deu-me muito gosto ter sido presidente da Assembleia Municipal numa terra democrática, onde toda a gente se respeitava, todas as pessoas foram delicadas no tratamento comigo foi um ensinamento enorme. Penafiel não me deve nada, eu é que devo a Penafiel.

António Bernardo Aranha da Gama Lobo Xavier
elevacao cidade 254 penafiel 19 1

Acho um exagero, eu sou um cidadão de Penafiel pouco atípico, fiz aqui a minha formação escolar, num tempo politicamente muito ativo, a seguir ao 25 de Abril, fiz parte de alguma agitação política. Hoje foi valorizada a minha carreira como médico e professor universitário, isto tem importância para as instituições que represento: Hospital de Santo António e o Instituo de Ciências Biomédicas Abel Salazar do que propriamente para mim, porque foi esse trabalho coletivo que foi valorizado. 

Penafiel continua a reconhecer-me, tenho cá família e amigos. Mantive sempre esta ligação emocional à cidade.

José Fernando da Rocha Barros
elevacao cidade 254 penafiel 21

O meu sentimento é de reconhecimento e agradecimento por este gesto, onde não me incluo sozinho neste caminho e, por isso, aqueles que fizeram-me companhia neste percurso estão presentes porque também me ajudaram a construir este história. Sinto-me feliz, surpreendido e muito grato.

Sempre houve uma ligação e com certeza que esta presença, estar ligado às pessoas, independentemente, do local. Fico feliz por ser uma presença da Igreja neste reconhecimento, o que significa que em mim estão comunidades, não me sinto isolado. 

Vitorino José Pereira Soares
elevacao cidade 254 penafiel 22 1

Por sua vez, as Medalhas de Mérito Municipais Dourada foram entregues a Ana de Oliveira Pommet e ao Grupo de Manobras dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa. Esta medalha foi ainda estendida a 16 empresas penafidelenses com 50 ou mais anos de existência. Esta decisão foi tomada no âmbito do 50.º aniversário do 25 de Abril.

elevacao cidade 254 penafiel 2
elevacao cidade 254 penafiel 4

O dia teve início com o hastear da bandeira, seguindo-se a eucaristia em memória dos autarcas e funcionários falecidos, na Igreja Matriz de São Martinho, onde foi presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Vitorino Soares.

Este aniversário será assinalado ao longo de todo o mês de março com várias iniciativas.

Acácio da Caridade Ferreira e Irmão, S.A.

elevacao cidade 254 penafiel 24 1

Amado e companhia Lda.

elevacao cidade 254 penafiel 25

Café da Sociedade

elevacao cidade 254 penafiel 26

Casa Peixoto

elevacao cidade 254 penafiel 27

Centro Agrícola de Penafiel, Lda.

elevacao cidade 254 penafiel 28

Ernesto Sousa Lourenço e Filhos, Lda.

elevacao cidade 254 penafiel 29

Dany Penafiel

elevacao cidade 254 penafiel 30

José Lopes Moreira e CA, Lda. – Padaria Flor do Tâmega

elevacao cidade 254 penafiel 31

Jorge da Silva Costa, S.A – Pavinorte

elevacao cidade 254 penafiel 32

Móveis Calçada, Lda.

elevacao cidade 254 penafiel 33

M. dos Santos

elevacao cidade 254 penafiel 34

O Moleiro de Irivo

elevacao cidade 254 penafiel 35

Ramiro e Ribeiro, Lda.

elevacao cidade 254 penafiel 36

SINOP – António Moreira dos Santos e Valpi BUS, S.A

elevacao cidade 254 penafiel 1

Ao último premiado ficou a responsabilidade de agradecer, em nome de todos, pela distinção. “São medalhas que honram, que merecemos e que vão exigir trabalhar cada vez mais e servir melhor as pessoas e Penafiel”.

Foto-galeria