logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Penafiel: Casa do Pessoal 'veste-se' de azul para a prevenção da diabetes e do cancro da próstata

Redação

Pelo quinto ano consecutivo, a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, em Penafiel, associa-se ao movimento "Novembro Azul" e desafia a comunidade a desenvolver iniciativas solidárias, com particular incidência para as temáticas da diabetes e do cancro da próstata.

Durante o mês de novembro o foco é a consciencialização para a saúde do homem, muito em especial, a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata. "Se tem mais de 45 anos, procure informação junto do seu médico assistente. O diagnóstico precoce salva vidas", alerta a Casa do Pessoal.

O cancro da próstata é, atualmente, o mais frequente no homem. Estima-se que em Portugal, durante o ano 2020, tenham surgido 6.759 novos casos de cancro da próstata. As estimativas (Globocan, 2021) indicam que em 2040 esse número ascenda a 8.216, a que corresponderá a um aumento de 21,6%.

Apesar de ser o tumor maligno mais frequente nos homens o cancro da próstata diferencia-se dos outros tipos de cancro pela sua lenta evolução e à tardia manifestação dos primeiros sintomas, que em alguns casos podem manifestar-se inicialmente através de perturbações a nível da micção: incapacidade em urinar; urinar mais frequentemente, especialmente durante a noite; urinar em pequenas quantidades; sentir dor pélvica ou ter incontinência urinária; urinar sangue. Além destes sintomas, podem existir outros sintomas menos frequentes como: dor frequente na parte de baixo das costas, quadris e da parte alta dos músculos; dor ao ejacular; presença de sangue no sémen.

O cancro da próstata pode ser diagnosticado através de exames médicos específicos, como sejam a realização de um exame digital (com palpação da próstata através de toque retal) e de uma análise sanguínea a um marcador, o PSA (Antígeno Específico da Próstata). Com estes exames é possível detetar-se a doença antes do aparecimento dos sintomas.

(Fonte: https://www.ligacontracancro.pt/novembroazul/)