Ao longo do mês, a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa está a desafiar a comunidade do Tâmega e Sousa a juntar-se ao movimento “Outubro Rosa”, dedicado à prevenção do cancro da mama.

Desta forma, estão a ser organizadas diversas “iniciativas solidárias” que assinalam datas como: 13 de outubro: Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático; 15 de outubro: Dia da Saúde da Mama (Breast Health Day); 30 de outubro: Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

Foto: Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa

A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, junta-se pelo quarto ano consecutivo à iniciativa “com a finalidade de consciencializar a comunidade para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama”, informa em nota de imprensa.

Durante o mês de outubro, a cor rosa “é utilizada para homenagear as mulheres com esta doença, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação na área do cancro da mama. Este movimento, conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu na década de 90, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama”, acrescenta o comunicado.

Foto: Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa

A nota de imprensa da Casa do Pessoal explica, ainda, que “o cancro de mama tem uma incidência elevada, sobretudo na mulher (apenas 1 em cada 100 cancros se desenvolvem no homem). Em 2020, no nosso país, estima-se que 7.000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e 1.800 tenham morrido com esta doença”.

Foto: Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa

Pode encontrar mais informações em https://clubehpa.blogs.sapo.pt e www.facebook.com/clubehpa.

Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da Europa Donna (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento “Vencer e Viver”, promove a iniciativa “Outubro Rosa” anualmente.