O município de Penafiel vai associar-se, este domingo, dia 8 de maio, às comemorações mundiais do 77.º aniversário do fim da 2.ª Guerra Mundial, com uma sessão de fogos-de-artifício que iluminará o céu, junto ao Santuário do Sameiro.

O evento mundial apelidado “Fireworks4peace”, que acontece por todo o mundo, “pretende celebrar a data histórica do fim da Segunda Guerra Mundial (8 de maio de 1945), mas também deixar um forte apelo para o fim da guerra, nomeadamente na Ucrânia, simbolizando a esperança e o desejo de paz, liberdade e dignidade”, indica o comunicado.

O lançamento dos fogos de artifício tem início às 22h00  e é realizado a cargo da empresa de pirotecnia GJR-Pirotecnia e Explosivos, SA., no Santuário do Sameiro com a duração de 4 minutos.

No mesmo local vai ser projetada a palavra “Paz” na escadaria do respectivo santuário, com as cores azul, amarelo e dourado, que vai durar até ao nascer do sol. e é realizado a cargo da empresa de pirotecnia GJR-Pirotecnia e Explosivos, SA.

“A ANEPE – Associação Nacional de Empresas de Produtos Explosivos decidiu integrar o evento, através da participação voluntária de alguns dos seus associados, que realizarão, gratuitamente, espetáculos ou demonstrações pirotécnicas nas suas sedes de concelho”, adiantou a Câmara Municipal de Penafiel num comunicado.

A Câmara de Penafiel disponibilizou também um link para uma angariação de fundos para a “UNICEF, Apoio à Ucrânia”.

Para mais informação do evento: https://fireworks4peace.org

Texto redigido com o apoio de Francisco Pinto, aluno estagiário da Escola Superior de Educação de Viseu.