protocolo penafiel acores 1
Publicidade

A ANESC (Associação Nacional de Emergência, Socorro e Catástrofe), com sede em Penafiel, assinou um protocolo de cooperação com a Secretaria Regional da Saúde e Desporto da Região Autónoma dos Açores (SRSD-RAA) e a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), no âmbito da literacia em saúde e do SBV (Suporte Básico de Vida). O encontro decorreu na Angra do Heroísmo, ilha Terceira, na passada sexta-feira, dia 29 de setembro.

“É muito bom ter uma associação da nossa região a colaborar com o Governo regional dos Açores para questões tão importantes como as da literacia em saúde e do SBV”, destacou Filipe Serralva, presidente da Mesa da Assembleia Geral da ANESC.

Para a associação, este protocolo é “um momento de grande exaltação para a vida da nossa associação, a ANESC, pois vai nos permitir trabalhar com a SPLS em questões de extrema importância, de literacia em saúde, segurança e primeiros socorros, em todas as fases dos diferentes ciclos de vida dos cidadãos dos Açores”, acrescentou Filipe Serralva. 

protocolo penafiel acores 1

Segundo a Secretária Regional, Mónica Seidi, este é “um protocolo que irá contribuir para a promoção da literacia em saúde na Região Autónoma dos Açores, um acordo para o desenvolvimento de estratégias e intervenções comunitárias e nas organizações, abrangendo indivíduos, grupos e comunidades”.

A assinatura do protocolo esteve inserida na cerimónia do lançamento do primeiro Manual de Boas Práticas em Literacia da Saúde, uma obra com coordenação de Cristina Vaz de Almeida, presidente da SPLS, e Isabel Fragoeiro, presidente do Conselho Científico da SPLS.

Durante o evento, Filipe Serralva e Jorge Brandão levaram a cabo uma palestra sobre “Literacia em Saúde e a Responsabilidade Individual do Cidadão na Humanização de Cuidados: Como Salvar Vidas?”. 

protocolo penafiel acores 2