A cidade de Penafiel acolhe esta sexta-feira e sábado, dias 23 e 24 de setembro, a XII Feira da Saúde. O evento foi inaugurado na manhã desta sexta-feira.

Para o presidente da Associação Empresarial de Penafiel, Nuno Brochado, que promove esta iniciativa, este é “um evento carismático da associação”. “De ano para ano a inovar e a aumentar o número de participantes, mas também o mais importante é o número de visitantes que nos frequenta. Além de todos os serviços que as empresas e associações prestam, também procuramos que haja uma preocupação da população na prevenção”, disse.

Este ano, o número de expositores aumentou para mais três em relação à edição anterior. “Tentamos incluir novos, não ligar isto só à parte empresarial, mas também à parte das nossas IPSS, associações do concelho, o CHTS, que acaba por ser a nossa referência da região, e tentamos abranger um numero máximo de serviços”, completou.

“Os problemas do futuro são aqueles que nós criamos hoje, por isso, também diversificamos o número de participantes, desde nutrição, psicologia, ao acompanhamento das crianças, análises. Temos também uma vertente mais indireta, a questão dos seguros, que também apresenta uma componente de animais”, exemplifica.

O tema deste ano, “Distúrbios Alimentares: o Impacto na Saúde Diária”, foi escolhido porque é um assunto que “começa a estar cada vez mais em voga”. “Sabemos que muitos problemas que acontecem no futuro são provocados pela nossa alimentação de hoje. Cada vez mais vemos pessoas com falta de exercício, sedentarismo. Então, introduzimos o tema para que as pessoas reflitam”, concluiu Nuno Brochado.

“A saúde é determinante para a qualidade de vida da população. Este dois anos que vivemos da pandemia permitiram-nos valorizar ainda mais a nossa saúde, porque, de facto, a adoção de comportamentos saudáveis e uma atividade física regular aliada a uma boa alimentação e prevenção da saúde é fundamental até para garantir a sustentabilidade das nossas infraestruturas na área da saúde”, comentou o vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Pedro Santana Cepeda.

Para o autarca, “cada vez mais se deve apostar em iniciativas como esta, que promovem a proatividade dos cidadãos na monitorização da sua saúde e, dessa forma, poderem identificar com antecipação problemas que possam vir a ter e não deixar chegar ao limite dos problemas de saúde”.

“As pessoas têm cada vez mais noção da importância da saúde e o que desejamos é que, ao longo deste fim de semana, muitos penafidelenses e não só possam visitar estes stands e possam também ter mais informação e literacia na área da saúde”, sublinhou.