O concelho de Penafiel vai acolher, de 24 a 26 de março, a estreia da XL 4 Code – uma competição para veículos 4×4 offroad, onde pilotos e máquinas serão “colocados à prova pelas mais belas paisagens da região a sul do concelho, percorrendo um total de oito freguesias”, é referido. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.

“Por entre trialeiras, estradões, penedos e muitos cenários de cortar a respiração, a competição, distribuída em quatro categorias – Super-Extreme, Extreme, Modificados e Série, fará parte do calendário do mítico Troféu Iberian King”, foi explicado.

Entre a lista de pilotos inscritos, além de um forte contingente luso, haverá ainda equipas de várias nacionalidades, “um leque de veículos únicos, carregados de extras, e um nível de competição mundial”.

Para o vice-presidente e vereador com o pelouro do Desporto da Câmara de Penafiel, Pedro Santana Cepeda, este é “mais um grande evento do desporto motorizado a realizar-se no nosso concelho. Penafiel, por todas as suas condições naturais, logísticas e humanas, continua a ser aposta para grandes competições e isso é motivo de satisfação para todos nós. Tenho a certeza de que será uma primeira edição do XL4 Code memorável”.

Por sua vez, para Paulo Moreira, da organização, refere que “em Portugal existe um grande trabalho feito em organizações para jipes. No entanto, queremos criar algo único e que possa ser no futuro um clássico. A estreia será Penafiel, uma terra com enorme tradição no desporto motorizado e que, ano após ano, nos recebe de braços abertos”.

As verificações técnicas e administrativas do evento têm início no dia 23, na Marina de Entre-Os-Rios, enquanto que o prólogo decorrerá na serra da Boneca, a partir das 14h00, no próximo dia 24. Já nos dias 25 e 26, a competição decorrerá na freguesia de Lagares e Figueira. Para mais informação, consulte aqui.