A Câmara Municipal de Penafiel, em parceria com a Escola de Formação “Os Delfins”, está a promover a realização de um curso técnico de formação de Nadadores Salvadores. 

O curso será realizado nas instalações da Piscina Municipal de Paço de Sousa entre 4 de fevereiro e 9 de março, em horário pós-laboral a definir.

De acordo com a autarquia, a obtenção deste curso, permitirá o desempenho profissional da atividade de nadador salvador em praias e piscinas de uso público com a certificação do ISN, com a utilização de meios, técnicas e competências para o exercício de atividades relacionadas com informação, prevenção, socorrismo e suporte básico de vida, em qualquer circunstância, no âmbito do salvamento aquático.

Os interessados terão de possuir as seguintes condições: ser maior de idade; ter domínio da língua portuguesa; atestado médico comprovativo de boa condição física e psíquica para a atividade de nadador-salvador; possuir escolaridade mínima obrigatória; nadar 100 metros livres, exceto decúbito dorsal, no tempo máximo de 1 minuto e 50 segundos; natação subaquática durante o tempo mínimo de 20 segundos; nadar 25 metros em decúbito dorsal; apanhar dois objetos a uma profundidade mínima de 2 metros; percorrer uma distância de 2400 metros em terreno sensivelmente plano num tempo máximo de 14 minutos; serão aceites os primeiros 30 formandos com todo o processo de inscrição finalizado e com o respetivo pagamento efetuado.

“O exame de admissão só se realizará no caso de existirem no mínimo 15 candidatos. Os residentes no concelho de Penafiel que comprovem a sua inscrição neste curso, terão acesso aos treinos gratuitamente nas instalações desportivas municipais”, foi referido.

As inscrições podem ser realizadas aqui.