pedro
Publicidade

Aos 30 anos, Pedro Teixeira, natural de Lousada, foi diagnosticado com Leucemia Mieloide Aguda.

Em apenas poucos dias o jovem viu a sua vida mudar por completo. “Um papo na axila e um tornozelo inchado” foram os primeiros sinais de um cenário “inesperado e que aconteceu muito rápido”, revela a mãe, Nilza Peixoto, ao Jornal A VERDADE.

No início de abril “apareceu-lhe um furúnculo (caroço amarelado que se forma devido à infeção na raiz do pelo) debaixo do braço e como tinha andado a fazer um turno de trabalho intenso, queixava-se também que tinha um dos tornozelos muito inchado”.

whatsapp image 2022 06 02 at 18.41.38

Pedro continuou a trabalhar, “mas como continuava a trabalhar muitas horas, não aguentava com as dores no tornozelo”, conta a mãe. Foi então ao médico “que o encaminhou para um ortopedista e lhe receitou um antibiótico para o furúnculo. Os médicos nunca suspeitaram de nada”, ressalva Nilza Peixoto.

Poucos dias depois, Pedro deu conta do aparecimento de outro furúnculo semelhante, desta vez na cabeça. “Ele tem um amigo que teve um linfoma há dois anos e os sintomas foram semelhantes. Aquilo começou a preocupá-lo”. Os sintomas continuaram, manifestando-se depois “com uma dor muito forte num dente. Surgiu do nada, tomou medicação e não passou”, conta.

whatsapp image 2022 06 02 at 17.48.18

Foi o dentista que o alertou para o possível diagnóstico que viria a ter mais tarde. “‘Estás com uma infeção e vou receitar-te um antibiótico’, disse ao meu filho que o médico informou que tinha terminado um outro antibiótico no dia anterior. O dentista achou estranho o meu filho ter tomado a medicação e continuar com uma infeção no dente”.

whatsapp image 2022 06 02 at 15.28.25

Alertado pelo dentista, Pedro foi ao médico e depois de vários exames, comprovou-se o pior cenário: “Depois de fazer umas análises, ligaram-lhe para ele se dirigir ao hospital o mais rápido possível, porque as análises tinham valores muito alterados. No dia 8 de abril os médicos confirmaram o diagnóstico de uma Leucemia Meiloide Aguda”.

Pedro Teixeira foi internado e “começou com um tratamento de quimioterapia, no qual os médicos depositaram todas as esperanças”.  No entanto, os resultados de um tratamento intensivo não foram os esperados, e a equipa médica “partiu para o plano B e único possível neste momento: o transplante de medula”.

O jovem, que já se encontra inscrito no banco mundial de dadores, “está a ter acompanhamento psicológico porque desde o dia 12 de abril que está sozinho num quarto, 24 horas por dia. Teve um tratamento muito intenso, as notícias nunca são muito animadoras, mas o Pedro está confiante de que tudo vai correr bem e é essa a mensagem que todos lhe transmitimos”, frisa a mãe.

whatsapp image 2022 06 02 at 15.28.25 1

Nilza Peixoto apela à dádiva de todos 

Foram imensas as partilhas feitas nas redes sociais até ao momento, “mas sobretudo as respostas ao apelo feito e que resultaram numa grande afluência dos amigos que quiseram ajudar o Pedro. Não foram todos os que queriam e os que são necessários”, frisa a mãe que decidiu contactar a Câmara Municipal de Lousada “para ver se havia possibilidade de nos emprestarem um autocarro para levar um grupo ao Hospital de São João para efetuar as dádivas”.

O município de Lousada, “foi solidário e disponibilizou logo um autocarro para o transporte de todos aqueles que queiram deslocar-se ao IPST – Instituto Português do Sangue e Transplantação, IP, no próximo sábado, dia 4 de Junho, e que está quase preenchido”, revela a Nilza Peixoto que agradece “a boa vontade”.

“Alguém dos que vão ou que já foram sejam compatíveis com o Pedro é que o que uma mãe pode pedir quando vê que a vida do filho está à espera de uma possibilidade divina que surge em qualquer ponto do mundo”, diz-nos a mãe do jovem, que acredita “que em algum lado vai haver uma alma gémea. É nisso que tenho de me focar, que acredito e que vai acontecer”, acrescenta.

Ao jovem as palavras da mãe “sempre foram de coragem. Disse-lhe no início do primeiro tratamento: o que te vão dar aqui será 50% da cura, mas o restante têm de estar na tua vontade”, conta.

Nilza Peixoto apela “à ajuda de todos. Hoje é por mim, amanhã pode ser por qualquer um de nós. Todos pelo Pedro e todos com o Pedro vamos conseguir”.

A partida está marcada as 07h30, junto à sede da Junta de Freguesia de Figueiras (Av. Padre Francisco Barbosa de Queirós, 254 – 4620-294 Figueiras). Para marcar o lugar deve contactar Nilza Peixoto (934 432 309 ou Manuel Fernando (966 620 961).

Neste site, encontra toda a informação e pontos de recolha assim como horários. No local de recolha, basta preencher o inquérito para se inscrever como potencial dador e ser-lhe-á retirada uma pequena amostra de sangue (12 ml) que posteriormente é analisada.