Após renúncia da atual direção, a Comissão Política da Secção de Penafiel do PSD antecipou as eleições para este órgão. A informação foi avançada esta quarta-feira, dia 19 de julho, pela estrutura dos sociais democratas.
Pedro Cepeda, que preside a atual direção, não poderá recandidatar-se por já ter cumprido três mandatos. Assim, no dia 17 de julho, em reunião da Comissão Política da Secção de Penafiel, "foi determinada a antecipação das eleições para este órgão, através de renúncia ao mandato, nos termos estatutários do PSD", pode ler-se no comunicado.
A comissão política explica que a "decisão baseou-se na necessidade de começar a preparação da estratégia para as eleições Autárquicas de 2025. Com esta antecipação do processo eleitoral, será possível eleger uma nova Comissão Política com legitimidade e tempo adequado, dois anos, para preparar e gerir as Eleições Autárquicas 2025".
O mandato da atual Comissão Política do PSD/Penafiel terminava a 26 de março de 2024 e, por isso, "as próximas autárquicas revestem-se de grande importante e representam um desafio para o PSD/Penafiel, atendendo à limitação de mandatos imposta a vários presidentes de junta de freguesia e ao presidente da câmara municipal".
Neste mesmo comunicado, Pedro Cepeda, refere que "tal como aconteceu no passado, estou profundamente convencido que o PSD/Penafiel encontrará um líder e uma Comissão Política capazes de juntar todos os militantes na construção de um projeto político vencedor em 2025", frisa.