O passeio sénior anual organizado pelo Pelouro de Ação Social da Câmara Municipal de Castelo de Paiva contou com cerca de 2000 idosos e reformados numa visita ao Santuário de Fátima e Parque Verde de Coimbra.

O presidente José Rocha realizou um balanço da iniciativa que considerou ter sido de “grande sucesso. “Continua a despertar uma grande adesão e entusiasmo entre a população local, e que todos os anos no final de agosto, contempla cerca de 2000 pessoas oriundas de todas as freguesias do município, num evento repartido por três jornadas, concretizadas sempre em ambiente de muita festa e de grande confraternização”, afirmou.

Município Castelo de Paiva

O autarca realçou a “satisfação pelo êxito desta ação e levar os “seniores“ de Castelo de Paiva a conhecer locais de Portugal, mostrando-se convicto de que os passeios realizados este ano, foram sempre do agrado de todos e que a iniciativa vai continuar a realizar-se, com outros destinos e com a mesma grandeza e dinâmica de sempre”, acrescentou.

Município Castelo de Paiva

O “Passeio Convívio Sénior” é uma iniciativa do programa “Viver Activo, Viver Melhor”, que tem como objetivo a “promoção do bem-estar à população idosa do concelho e a sua inclusão na comunidade, e no qual se incluem ações de animação sociocultural e de ocupação dos tempos livres, sendo que o  “Passeio dos Idosos” promovido anualmente pela autarquia paivense, com a colaboração das juntas de freguesias, já conta mais de três décadas de existência, e ao longo destes anos, tem permitido a descoberta de várias regiões do país, tornando-se uma tradição enraizada na população paivense”, refere nota de imprensa.

Município Castelo de Paiva

José Rocha referiu ainda que “esta iniciativa visa continuar a estimular a vida ativa, quebrar o ciclo de solidão e de isolamento, e fortalecer a auto-estima dos mais idosos, e acima de tudo, deve ser assumida, como uma iniciativa solidária, cooperante e humanizada para com este grupo da população paivense, que espera carinho de todos e o reconhecimento pelo contributo que já deram para o engrandecimento do concelho”.

O presidente agradeceu a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e à GNR de Castelo de Paiva e de Fátima.

Texto redigido com o apoio de Daniela Lenchyna.

Município Castelo de Paiva
Município Castelo de Paiva