No próximo sábado, dia 7 de maio, irá realizar-se o 45.º Passeio Ford, que vai passar por Castelo de Paiva.

A concentração terá lugar no Parque da Lavandeira, em Vila Nova de Gaia, onde os participantes terão disponível pequeno-almoço, partindo de seguida, em direção a Castelo de Paiva, onde está prevista uma pausa, à qual a Câmara Municipal irá promover uma receção aos participantes com “Verde de Honra”, no espaço do Largo do Conde.

A comitiva Ford segue para Arouca, onde tem almoço tradicional na Quinta D’Além da Ponte. O trajeto escolhido para este passeio privilegia a EN222 até Castelo de Paiva e a EN224 até Arouca.

Foto: Município de Castelo de Paiva

O “Gaia Eco Rally”, integrado no Campeonato de Portugal de Novas Energias, será uma prova disputada na variante de regularidade, que se irá realizar também durante este fim de semana e apresentará um percurso total de competição de 245,69 kms, com duas secções e um total de 92,35 kms de setores seletivos, sendo que no território paivense estão previstas duas “super especiais” no sábado: SS3 no Gilde-Pejão, às 16h05 e SS4 na Cruz das Eiras – Ponte do Arda, às 16h40.

Este campeonato nacional, conta com seis provas que vão ser disputadas entre os meses de maio e novembro, na modalidade de regularidade e com veículos totalmente elétricos. O “Gaia Eco Rally” é a única prova do Campeonato Nacional que decorrerá na região norte do país.

Texto redigido com o apoio de Sara Ribeiro, aluna estagiária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.