Publicidade

A partir do próximo ano letivo, os alunos que concluem o ensino secundário terão de realizar somente três exames, o de português é obrigatório e os outros dois são da escolha de cada aluno. Já o peso dos exames passa a ser de 25% do total da nota final e as disciplinas bienais e trienais vão valer mais.

Estas medidas surgem após ter sido apresentado o novo modelo de acesso ao ensino superior pelo ministro da Educação, João Costa, e pela ministra do Ensino Superior, Elvira Fortunato, esta segunda-feira, dia 7 de fevereiro.

Assim, a principal alteração é que apenas três disciplinas vão ser avaliadas por exame final e o peso das notas dos exames passam de 30% para 25%.

“Introduziremos uma ponderação relativa das disciplinas”, adiantou ainda o ministro da Educação, explicando que as disciplinas trienais valerão por três, as bienais valem por dois e as anuais mantêm-se como estão.

O novo modelo de exames entra em vigor no ano letivo 2023/2024 para todos os alunos, mas as diferenças na ponderação das disciplinas bienais e trienais apenas abrangem os alunos que entrem para o ensino secundário, portanto 10.º ano, em 2023/2024. “Não quisemos mudar a meio as regras dos que já estão a frequentar o ensino secundário”, justificou o ministro.

O acesso ao Ensino Superior será feito através de dois exames, revelaram ainda os ministros da Educação e Ensino Superior. Estes exames de acesso terão um peso de pelo menos 45% na nota de candidatura.