O Parque Urbano de Gondomar vai ser inaugurado esta segunda-feira, dia 3 de outubro.

O evento vai decorrer a partir das 18h30 e vai contar com um concerto do maestro Rui Massena. Vão marcar presença o presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, e de todos os elementos do executivo municipal. Depois do descerramento da placa e da intervenção de Marco Martins, está prevista uma visita pelos mais de 20 mil metros quadrados de área verde construída à entrada da cidade.

A empreitada de construção do Parque Urbano de Gondomar arrancou em abril de 2021. O projeto, cujo financiamento foi totalmente assegurado pelo orçamento da autarquia, foi orçado em 2,8 milhões de euros e, no total, foram investidos mais de cinco milhões de euros na criação de um espaço verde no centro do concelho, “nomeadamente pela necessidade de expropriação de terrenos por utilidade pública”. 

Em comunicado, a autarquia refere que a nova zona contempla espaços multifuncionais, como um anfiteatro para realização de eventos, mas também um parque infantil, um dog park, um restaurante, um snack-bar e equipamentos dedicados à atividade desportiva, possuindo ainda dois lagos comunicantes entre si. Foram também plantadas cerca de 800 árvores.

A inauguração do Parque Urbano de Gondomar prossegue a estratégia de implementação da Rede Concelhia de Parques Urbanos que o executivo liderado por Marco Martins “definiu como uma das suas prioridades”. Os Parques Urbanos de Rio Tinto, Fânzeres/S.Cosme e da Ribeira da Archeira já estão ao serviço das populações. Em obra encontram-se os Parques Urbanos de Medas, Ramalde e S. Pedro da Cova. Já o Parque Urbano de Baguim do Monte está, neste momento, em fase de projeto. 

Os objetivos passam por “promover a melhoria da qualidade de vida das populações e por tornar estes equipamentos uma referência de lazer para a Área Metropolitana do Porto, numa política alinhada com os princípios modernos de organização das cidades”.