Com o objetivo de “massificar a prática da atividade física, independentemente da idade”, o Município de Lousada inaugurou na manhã deste domingo, 29 de setembro, o Parque Desportivo Outdoor e apresentou a aplicação do Projeto LousadaFitCity, no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca.
Este é um dos sete parque espalhadas pelo concelho, em diferentes freguesias, e em cada um encontrará um conjunto de estações, adaptadas a crianças, adultos, atletas e pessoas com mobilidade reduzida. Os parques são ligados por percursos, com diferentes graus de dificuldades (com diferentes cores atribuídas).
O Parque Desportivo Outdoor é um dos 38 projetos aprovados, no âmbito do pelouro do Desporto da autarquia, desde 2015 e que, para o executivo municipal, se diferencia pela associação de uma aplicação, com “a particularidade da realidade aumentada (modelos 3D), para se poderem ver diretamente os exercícios“, explicou Rui Coelho, empresa responsável pela criação da APP, ao Jornal A VERDADE.
A aplicação já está disponível e disponibiliza explicação dos exercícios em formato escrito, áudio e Língua Gestual.
António Augusto, vereador com o pelouro do Desporto, garante que o objetivo deste projeto, é os praticantes tenham “um sítio estruturado e seguro para poderem fazer atividade física. Cada parque tem várias estações, que permitem fazer diferentes exercícios e que os mesmos sejam adaptados à condição física e à idade das pessoas”, frisou.
A rede de percursos está assinalada e mapeada na aplicação e são identificados por quatro cores diferentes, dependendo das exigências e dificuldades de cada um. “Permitem que pessoas com diferentes motivações e capacidades físicas o possam fazer, porque nós pretendemos que as pessoas se apropriem destas instalações em função da condição física e relação com a atividade física. O objetivo final deste projeto, e de outros do munícipio, é que as pessoas se mexam e pratiquem atividade física, seja ela qual for. Que depois se possa repercutir na saúde e na felicidade”, disse ainda em declarações ao Jornal A VERDADE.
A apresentação do projeto contou uma demonstração de calistenia, protagonizados por Miguel Silva e Bernardo Capote.
O projeto financiado por fundos europeus e insere-se nas comemorações da Semana Europeia (SED) do Desporto, a que o Município de Lousada se associou, entre os dias 23 e 29 de setembro.