replica cruz peregrina jmj em amarante 4
Publicidade

Ao longo de cinco dias, as paróquias de Amarante (S. Gonçalo, S. Veríssimo, Madalena e Cepelos) acolheram a réplica da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude.   

A cruz permaneceu na Igreja de S. Gonçalo, tendo sido realizada uma celebração de acolhimento, com a partilha de testemunhos de famílias acolhimento e jovens que da comunidade participaram na JMJ de Lisboa.

replica cruz peregrina jmj em amarante 7

Na sexta-feira, com a participação e encenação do Agrupamento de Escuteiros 448 de Amarante, recriou-se a Via Sacra da JMJ, em Lisboa. No sábado, com a participação do Grupo de Jovens “Os Gonçalinhos”, proporcionou-se um momento de interiorização com a Oração Taizé. No domingo, dia dedicado à comunidade na dinamização de um momento de Ação de Graças nas Eucaristias, com realce para a Festa do Envio do 10 ano da catequese. As celebrações terminaram com a entrega da cruz, transportada por um clássico carro dos Bombeiros Voluntários de Amarante, aos jovens da paróquia vizinha de Fregim.

“E que alegria esta de poder acolher, abraçar, sentir e recordar tudo quanto experienciamos no tempo de preparação para a Jornada, assim como tudo quanto vivemos, todos juntos, no grande momento de encontro na JMJ em Lisboa”, anunciou-se na celebração de acolhimento da réplica da Cruz Peregrina na Igreja de S. Gonçalo, em Amarante.

replica cruz peregrina jmj em amarante 1

A comunidade uniu-se com a dinamização de alguns momentos celebrativos, revisitando o tempo, vivendo o momento, interiorizando a missão da JMJ. “A Cruz Peregrina, como na JMJ, foi ponto de encontro e união. Em torno dela, partilhamos experiências, rezamos juntos e fortalecemos nossos laços de fé. O espírito de Lisboa, marcado pela alegria, solidariedade e compromisso, ainda ressoa em nossos corações. Foi um tempo de descoberta, de novas amizades e de renovação espiritual”, ressalvaram os jovens.

A jornada começou em Lisboa, mas para estes jovens “continua. Devemos manter vivo o espírito da JMJ, comprometendo-nos a ser testemunhas da fé e defensores da dignidade humana. Com a Cruz Peregrina como guia, somos chamados a ser instrumentos de paz e esperança, construindo um mundo mais humano e compassivo”, concluíram.

Ao longo do mês de junho, a Cruz Peregrina da JMJ percorrerá as paróquias da Vigararia de Amarante.

replica cruz peregrina jmj em amarante 5