parlamento jovens 1
Publicidade

A Escola EB 2,3 Carmen Miranda, do Agrupamento de Escolas Carmen Miranda, do concelho de Marco de Canaveses, acolheu, na manhã desta segunda-feira, dia 16 de janeiro, uma sessão do Parlamento dos Jovens, que este ano se debruça sobre a Saúde Mental. A iniciativa contou com a presença de Marlene Teixeira, deputada da Assembleia da República, natural de Marco de Canaveses.

Na sessão participaram os alunos que pertencem às seis listas da escola, que apresentaram as suas ideias de projetos.

Cristina Couto, coordenadora do Parlamento Jovens da referida escola, explicou que o objetivo é dar aos alunos “a experiência de serem deputados durante um período. O projeto pretende promover a cidadania ativa e também que os alunos debatam um tema, que seja dada a opinião, para ficarem a conhecer um pouco mais e também para apontarem soluções. No fundo, é promover opinião de cada um dos alunos, o respeito pela opinião e, principalmente, pela argumentação e o debate”, disse.

parlamento jovens 3

De acordo com a coordenadora, “o projeto também tem como objetivo que os alunos fiquem a conhecer um pouco da realidade de um deputado, desde o momento em que se propõe um projeto de lei e depois todo o processo até que ele possa ser aprovado. O projeto de recomendação tem como objetivo ir o mais longe possível, nomeadamente chegar a Lisboa que poderá, mais tarde, transformar-se mesmo num projeto de lei e numa futura lei”.

Por sua vez, o diretor do Agrupamento de Escolas Carmen Miranda, António Ribeiro, defendeu que “é importante que os jovens percebam como funciona uma assembleia e é este projeto que já desenvolvemos nesta escola há muitos anos e que queremos dar continuidade”.

De acordo com o diretor, “nada melhor do que uma senhora deputada para explicar o funcionamento de uma assembleia da república. Dizer o que é, como funciona e depois fez uma pequena demonstração. Achamos que todos os projetos que são importantes para a escola e que são importantes para os nossos alunos, estamos cá para os envolver”.

parlamento jovens 2

Marlene Teixeira afirmou que se trata de “um convite enriquecedor” o facto de poder falar no Parlamento dos Jovens, em Marco de Canaveses. “Venho dar o meu testemunho pessoal e a minha experiência. Neste momento acho que é importante para estes jovens perceberem a dinâmica, a envolvência e a importância que tem a Assembleia da República nos nossos dias”, destacou.

Segundo a deputada, os jovens “são o futuro e convém que eles vejam em nós um exemplo da importância do trabalho que se faz na Assembleia da República e que eles devem aplicar no dia a dia . É mais enriquecedor falar para crianças, acho que o futuro são as crianças e os jovens, e é para eles que temos de falar, é neles que temos de incutir os bons exemplos, por isso para mim é muito mais enriquecedor falar para as crianças”, concluiu.

Os alunos apresentaram ainda as suas propostas de lei, no âmbito do tema do Parlamento dos Jovens deste ano letivo.

parlamento jovens