O Parque Natural da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, no concelho de Paredes recebeu a sexta edição do concurso de hortícolas gigantes "Aldeia em Festa". O evento contou com a participação de 47 produtores de várias partes do país e premiou uma abóbora com 638 kg.
Aguiar de Sousa é descrito como "um lugar com um património natural, com uma fauna e flora invejáveis", e o concurso "atrai centenas de pessoas", ajudando a manter a comunidade em "permanente dinamismo", conforme afirmou Beatriz Meireles, vereadora com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Paredes.

Fernando Santos, presidente da Junta de Freguesia de Aguiar de Sousa, destacou que o concurso promove o turismo e a economia local, servindo também como um "incentivo aos agricultores a produzir" e "uma oportunidade para aprender mais sobre agricultura através da partilha de conhecimentos".
O evento, que incluiu uma feira de hortícolas e produtos locais, bem como uma praça de restauração, culminou com a entrega de prémios no último dia, nas categorias internacional e concelhia.

Os primeiros prémios na categoria de abóbora foram patrocinados pelo Banco Crédito Agrícola, e o concurso, promovido pela Câmara Municipal de Paredes, foi homologado pelo GPC – Great Pumpkin Commonwealth.
O primeiro lugar da competição foi atribuído à Associação Cultural, Recreativa e Social de Real, que apresentou uma abóbora com 638 kg. Este exemplar foi cultivado em Penalva do Castelo, Viseu.

Carlos Afonso, também de Penalva do Castelo, ficou com o segundo prémio, graças à sua abóbora de 460,50 kg. O terceiro lugar na categoria de abóbora foi alcançado por Adriano Faustino, de Peniche, cujo exemplar pesava 287 kg. No âmbito municipal, João Sousa, de Duas Igrejas, venceu com uma abóbora de 221 kg.
Nas categorias de melancia e melão, José Santos, do Algarve, conquistou o primeiro prémio. A melancia inscrita no concurso atingiu 65,50 kg, enquanto o maior melão pesava 21,500 kg. Cláudia Fernandes, também do Algarve, garantiu a segunda posição com uma melancia de 49 kg e um melão de 6,760 kg. Cristina Coelho, da Maia, arrecadou o terceiro prémio com um melão de 6,330 kg.

Já na categoria de melancia, Agostinho Magalhães, de Penafiel, ficou em terceiro lugar com um exemplar de 24,5 kg.
Na categoria de tomate, Adriano Faustino, de Peniche, voltou a brilhar ao conquistar o primeiro lugar com um exemplar de 1,380 kg. O segundo prémio foi entregue a Diogo Barbosa, da Maia, com um tomate de 1,180 kg, e a terceira posição foi para Joel Faustino, de Peniche, com um tomate de 1,120 kg.