paredes handball cup apresentacao
Publicidade

De 13 a 17 de julho, Paredes vai receber o Paredes Handball Cup, um torneio internacional da modalidade que vai ser disputado em 15 pavilhões do concelho e trazer quase quatro mil atletas.

dsc7223

As novidades nesta terceira edição estão no facto de haver um “quadro mais competitivo”, defende o vereador Renato Almeida, uma vez que “marcam presença nomes sonantes do desporto nacional e internacional”. Além disso, vai passar a haver uma aplicação para Android e iPhone, que vai substituir o tradicional guia, informando sobre o calendário dos jogos, moradas dos equipamentos, resultados, entre outros. Para Renato Almeida, vai “ser um excelente ‘upgrade’ e também muito importante”, sendo ainda desenvolvida por um paredense.

“Vamos ter maior e melhor diversão”, acrescenta, anunciando que vão ser mantidas as tradicionais diversões, mas “o calendário coincide com as tradicionais festas da cidade” e, por isso, vai ser possível assistir também a concertos “de artistas de renome”.

dsc7231

Atualmente, existem também novas infraestruturas, como o Pavilhão Multiusos de Paredes, que foi requalificado, e a Piscina Verde.

“Tivemos duas edições fantásticas, mas acredito que agora estamos mais aptos, mais capazes e queremos organizar o melhor torneio de sempre”, conclui, esperando que o concelho receba “milhares de pessoas” durante estes dias.

Na apresentação deste evento, que decorreu na tarde desta terça-feira, dia 28 de junho, no Pavilhão Multiusos de Paredes, o vereador destacou ainda o “crescimento desta modalidade de andebol em todos os escalões em Paredes”, que é o “resultado de um trabalho desenvolvido em parceria com a autarquia, com as instituições e com os clubes”.

dsc7234

“É com muito prazer e com muito orgulho que estamos aqui a fazer parte de um crescimento que tem sido ao longo destes quatro anos uma coisa brutal”, sublinhou Luis Sousa, da Federação de Andebol de Portugal.

“Vamos conseguir organizar o melhor torneio de sempre e vamos contar com o apoio de todos e vamos trazer aqui para Paredes, de novo, aqueles milhares de atletas e familiares dos atletas que se vão instalar aqui em Paredes e que vão dar aqui um incremento importante à economia local, que é sempre o nosso objetivo. E que Paredes, no final disto tudo, ganhe nos hotéis, ganhe nos restaurantes, que ganhe toda a economia local”, finalizou.

dsc7237

Paulo Martins, presidente da Associação de Andebol Porto, defende também que, “em poucos anos, Paredes tornou-se um concelho com alto índice de prática de andebol”. “Pode ser ainda maior. Queremos ainda crescer e, de facto, um dos segredos da organização do torneio é o próprio envolvimento dos clubes locais”, continuou, referindo que este torneio tem também um “carácter de formação” e envolve momentos lúdicos.

dsc7241

Vítor Dias, diretor regional do Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude – IPDJ, comentou que Paredes tem realizado um “investimento extraordinário” ao nível das infraestruturas, mas também na criação de “condições para multidesportos”, ou seja, para contribuir para a “cultura do desporto, trabalhar para a literacia desportiva”.

dsc7244

O presidente da Câmara Municipal, Alexandre Almeida, indicou ainda que a modalidade vai chegar “a quase todas as freguesias do concelho” e adiantou que o município vai tentar ter mais dois pavilhões no próximo ano (em Bitarães e em Besteiros).

Disse ainda que é “uma satisfação muito grande ter esse grande número de atletas” presentes no torneio e poder “dar a conhecer” o concelho a quem ainda não o visitou. “Está tudo combinado para que seja um sucesso e que este seja realmente um momento de satisfação na semana das festas de Paredes”, acrescentou.

whatsapp image 2022 06 28 at 21.01.20 1

Vão participar neste torneio mais de 3700 atletas de 330 equipas oriundos de Portugal, Espanha, Reino Unido, Chile e Dinamarca. A presença da Argélia e Nigéria ainda está pendente de vistos. Vão estar presentes equipas federadas, escolas e seleções masculinas e femininas, abrangendo todos os escalões (desde Sub-12 a Masters).

A competição envolve as vertentes de andebol indoor, andebol de praia, com os jogos a serem disputados em 15 pavilhões, nas várias freguesias do concelho, e um campo exterior com três campos de areia localizado, no Parque da Cidade de Paredes.

dsc7228

A organização do evento está a cargo da Câmara Municipal de Paredes, em parceria com a Federação de Andebol de Portugal, a Associação de Andebol Porto, o Instituto Português do Desporto e da Juventude – IPDJ e dos clubes e das associações locais como o Altis Clube de Paredes, o Clube Andebol Baltar, a Casa do Povo da Sobreira, a Promov Rebordosa Andebol, Sport Clube Nun`Álvares e Clube Gandra Andebol. Vão contribuir ainda mais de 200 voluntários.

dsc7230

O município investe cerca de 100 mil euros no Paredes Handball Cup’22, evento que deverá atrair “mais de 10 mil pessoas e que representa um retorno económico significativo para o comércio local, hotelaria e restauração”

Durante o evento, vai ainda ser prestada homenagem a Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto, e a Rui Liberato, jogador reconhecido e treinador dedicado à causa em clubes como o Centro Desportivo S. Bernardo, Ílhavo Andebol Clube e Estarreja.