De 13 a 17 de julho, Paredes vai receber o Paredes Handball Cup, um torneio internacional da modalidade que vai ser disputado em 15 pavilhões do concelho e trazer quase quatro mil atletas.
As novidades nesta terceira edição estão no facto de haver um “quadro mais competitivo”, defende o vereador Renato Almeida, uma vez que “marcam presença nomes sonantes do desporto nacional e internacional”. Além disso, vai passar a haver uma aplicação para Android e iPhone, que vai substituir o tradicional guia, informando sobre o calendário dos jogos, moradas dos equipamentos, resultados, entre outros. Para Renato Almeida, vai “ser um excelente ‘upgrade’ e também muito importante”, sendo ainda desenvolvida por um paredense.
“Vamos ter maior e melhor diversão”, acrescenta, anunciando que vão ser mantidas as tradicionais diversões, mas “o calendário coincide com as tradicionais festas da cidade” e, por isso, vai ser possível assistir também a concertos “de artistas de renome”.
Atualmente, existem também novas infraestruturas, como o Pavilhão Multiusos de Paredes, que foi requalificado, e a Piscina Verde.
“Tivemos duas edições fantásticas, mas acredito que agora estamos mais aptos, mais capazes e queremos organizar o melhor torneio de sempre”, conclui, esperando que o concelho receba “milhares de pessoas” durante estes dias.
Na apresentação deste evento, que decorreu na tarde desta terça-feira, dia 28 de junho, no Pavilhão Multiusos de Paredes, o vereador destacou ainda o “crescimento desta modalidade de andebol em todos os escalões em Paredes”, que é o “resultado de um trabalho desenvolvido em parceria com a autarquia, com as instituições e com os clubes”.
“É com muito prazer e com muito orgulho que estamos aqui a fazer parte de um crescimento que tem sido ao longo destes quatro anos uma coisa brutal”, sublinhou Luis Sousa, da Federação de Andebol de Portugal.
“Vamos conseguir organizar o melhor torneio de sempre e vamos contar com o apoio de todos e vamos trazer aqui para Paredes, de novo, aqueles milhares de atletas e familiares dos atletas que se vão instalar aqui em Paredes e que vão dar aqui um incremento importante à economia local, que é sempre o nosso objetivo. E que Paredes, no final disto tudo, ganhe nos hotéis, ganhe nos restaurantes, que ganhe toda a economia local”, finalizou.
Paulo Martins, presidente da Associação de Andebol Porto, defende também que, “em poucos anos, Paredes tornou-se um concelho com alto índice de prática de andebol”. “Pode ser ainda maior. Queremos ainda crescer e, de facto, um dos segredos da organização do torneio é o próprio envolvimento dos clubes locais”, continuou, referindo que este torneio tem também um “carácter de formação” e envolve momentos lúdicos.
Vítor Dias, diretor regional do Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude – IPDJ, comentou que Paredes tem realizado um “investimento extraordinário” ao nível das infraestruturas, mas também na criação de “condições para multidesportos”, ou seja, para contribuir para a “cultura do desporto, trabalhar para a literacia desportiva”.
O presidente da Câmara Municipal, Alexandre Almeida, indicou ainda que a modalidade vai chegar “a quase todas as freguesias do concelho” e adiantou que o município vai tentar ter mais dois pavilhões no próximo ano (em Bitarães e em Besteiros).
Disse ainda que é “uma satisfação muito grande ter esse grande número de atletas” presentes no torneio e poder “dar a conhecer” o concelho a quem ainda não o visitou. “Está tudo combinado para que seja um sucesso e que este seja realmente um momento de satisfação na semana das festas de Paredes”, acrescentou.
Vão participar neste torneio mais de 3700 atletas de 330 equipas oriundos de Portugal, Espanha, Reino Unido, Chile e Dinamarca. A presença da Argélia e Nigéria ainda está pendente de vistos. Vão estar presentes equipas federadas, escolas e seleções masculinas e femininas, abrangendo todos os escalões (desde Sub-12 a Masters).
A competição envolve as vertentes de andebol indoor, andebol de praia, com os jogos a serem disputados em 15 pavilhões, nas várias freguesias do concelho, e um campo exterior com três campos de areia localizado, no Parque da Cidade de Paredes.
A organização do evento está a cargo da Câmara Municipal de Paredes, em parceria com a Federação de Andebol de Portugal, a Associação de Andebol Porto, o Instituto Português do Desporto e da Juventude – IPDJ e dos clubes e das associações locais como o Altis Clube de Paredes, o Clube Andebol Baltar, a Casa do Povo da Sobreira, a Promov Rebordosa Andebol, Sport Clube Nun`Álvares e Clube Gandra Andebol. Vão contribuir ainda mais de 200 voluntários.
O município investe cerca de 100 mil euros no Paredes Handball Cup’22, evento que deverá atrair “mais de 10 mil pessoas e que representa um retorno económico significativo para o comércio local, hotelaria e restauração”.
Durante o evento, vai ainda ser prestada homenagem a Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto, e a Rui Liberato, jogador reconhecido e treinador dedicado à causa em clubes como o Centro Desportivo S. Bernardo, Ílhavo Andebol Clube e Estarreja.