Na próxima sexta-feira, dia 11 de fevereiro, o Multiusos de Paredes vai acolher a apresentação da nova equipa profissional de ciclismo Rádio Popular – Paredes – Boavista, pelas 18h30.

“Ambição e espírito de união” caracterizam a nova equipa que conta com um plantel de 10 ciclistas e vai iniciar a época no próximo domingo, dia 13 de fevereiro, na prova de abertura – Região de Aveiro – Taça de Portugal Jogos Santa Casa, que se disputa entre Cortegaça e Águeda, seguindo-se dia 16 de fevereiro, a participação na 48.ª Volta ao Algarve.

À Rádio Popular – Boavista juntou-se, como patrocinador, o município de Paredes, “território com paixão e grandes tradições no ciclismo, terra de grandes ciclistas, desde Ribeiro da Silva, a Cândido Barbosa, entre outros nomes”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, citado num comunicado da autarquia.

“Queremos promover, cada vez mais, esta modalidade no concelho”, salienta, referindo que esta parceria representa “uma estratégia bem delineada”, onde têm “grandes responsabilidades de dar mais visibilidade a Paredes, através do desporto, nomeadamente do ciclismo”. “Além de celebrar vitórias, promovemos a modalidade e o desporto jovem, mostramos as potencialidades do nosso concelho que tem uma forte indústria ligada ao mobiliário, concentrado mais de 60% das empresas exportadoras do setor”, refere ainda.

“Competir ao mais alto nível, em Portugal e além-fronteiras, é a grande aposta para a época 2022 da equipa liderada por José Santos, que vai trabalhar para fazer história nas diversas provas com especial destaque para a Volta a Portugal”, indica a autarquia.

A cerimónia de apresentação oficial da Rádio Popular – Paredes – Boavista vai contar com a presença de Alexandre Almeida, Renato Almeida, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Paredes, de José Santos, diretor desportivo da equipa, que fará o enquadramento da formação ciclista e perspetivas para o novo ano, de Vítor Murta, presidente do Boavista Futebol Clube, Tavares Rijo, presidente da Assembleia Geral do Boavista Ciclismo Clube, Ilídio Silva, administrador da Rádio Popular, e de Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (a confirmar).

A equipa de ciclismo profissional do Boavista é uma das mais antigas do pelotão internacional, com uma prática ininterrupta de 40 anos de atividade, sendo que, ao longo da sua existência, a equipa participou em algumas das provas mais icónicas do ciclismo mundial, como a Vuelta a Espanha, Dauphiné Liberé, 4 Dias de Dunquerque, Volta a Polónia, Volta ao Luxemburgo, Vuelta a Guatemala, alargando, ainda, a sua internacionalização a países como a Austrália, onde participou no Sun Herald Tour, tendo pedalado também na Argentina, no Tour de S. Juan, no México, no Tour de Chihuahua, e na Volta ao Brasil, tendo participado ainda no Tour de L ́Avenir, onde venceu por equipas.