O município de Paredes vai apresentar o Orçamento Participativo Jovem do concelho no dia 30 de janeiro, na sede da Junta de Freguesia de Rebordosa.

A partir das 17h30, poderá conhecer os “desafios” que a autarquia pretende lançar aos jovens nesta edição. Neste sentido, o grande objetivo é apresentarem um projeto para os Parques Urbanos do concelho de Paredes.

O Orçamento Participativo Jovem designado “Um conselho para o teu concelho” é um projeto dirigido a jovens residentes ou estudantes em Paredes, com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos, e tem como objetivo “promover uma maior participação dos jovens e aumentar o seu contributo para o desenvolvimento do seu concelho”, refere a autarquia.

A sessão de apresentação vai contar com a participação do Investigador da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Norberto Ribeiro, e do Centro Europe Direct da Área Metropolitana do Porto, com sede em Paredes.

As candidaturas para o Orçamento Participativo Jovem, em Paredes, abrem no dia 30 de janeiro e decorrem até ao final do mês de março.

De forma a assinalar o Dia Nacional da Participação, comemorado no dia 27 de janeiro, serão ainda inauguradas duas Exposições Itinerárias, intituladas “O Tratado de Schumann” e “Manual Breve de Cidadania Local”, da divisão de Cidadania da Câmara Municipal de Valongo. As mostras estarão patentes até ao dia 3 de fevereiro, na Biblioteca da Junta de Freguesia de Rebordosa.