Entre 20 de junho e 23 de julho, o Pavilhão Gimnodesportivo de Gandra acolhe o regresso do Torneio Rui Barros. Depois do interregno de três anos, 280 atletas, entre os seis e os 15 anos, marcam presença na 19.ª edição do evento.

O torneio será disputado pelos escalões das Escolinhas, Infantis, Iniciados e Juvenis, num total de 60 atletas por escalão. Serão seis equipas nas Escolinhas e nos Infantis, e oito equipas nos Iniciados e Juvenis, respectivamente.

O regresso da prova de futsal marca o “retomar aos primórdios do torneio. Inicialmente, o torneio decorria por lugares, mas entretanto outras organizações optaram por alterar o formato, até para o tornar mais apelativo”, conta Armando Leal, responsável pela área do desporto da Junta de Freguesia de Gandra.

O retomar ao formato inicial do Torneio Rui Barros “é uma forma de reafirmar a identidade da freguesia, considerando que antigamente a distribuição da população se organizava por lugares e posteriormente passou a ruas. Muitas das pessoas das gerações mais novas não sabem que moram no lugar que muitas das vezes é característico”, frisa.

Ao Jornal A VERDADE Armando Leal revela que a organização “aguarda de forma muito expectante, considerando o interregno de três anos, que suscita nas pessoas muita curiosidade”. O evento, que vai na 19.ª edição, “é muito acarinhado pelos fregueses que já nos solicitavam que o organizássemos, apesar da indefinição que existe da pandemia”, acrescenta.

Neste torneio já passaram, pelos diferentes escalões, jogadores que atuam nos mais elevados escalões do futebol profissional, “como o Diogo Jota, o Vasco Sousa, entre outros”. Por isso, “para além da função social que está inerente, porque possibilita a qualquer criança a prática desportiva, pode ser uma montra para muitos jovens. Há clubes que vêm analisar e ver se dali poderão existir futuros atletas para as suas equipas”, revela.

O Torneio Rui Barros é organizado pela Junta de Freguesia de Gandra, mas Armando Leal realça “a promoção do evento em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Paredes, um parceiro privilegiado e que nos tem vindo a ajudar muito”, conclui.

O ex-jogador internacional português Rui Barros estará presente na cerimónia de abertura do torneio na próxima segunda-feira, dia 20 de junho.