O Agrupamento de Escolas Daniel Faria, em Baltar, concelho de Paredes, recebeu o Campeonato Distrital Absoluto de Semirrápidas, organizado pela Associação de Xadrez do Porto, no passado dia 5 de novembro.

O Mestre Internacional José Francisco Veiga acabou por conquistar o título de campeão distrital na Escola Básica de Baltar, numa prova que contou com mais de setenta xadrezistas de todas as idades.

José Francisco Veiga tornou-se, ainda, o novo Campeão Distrital Individual Absoluto de Semirrápidas da Associação de Xadrez do Porto, após ter reunido um total de 6,5 pontos em sete possíveis. 

O xadrezista da Escola de Xadrez do Porto – Colégio Efanor teve “um registo de seis vitórias e um empate nas sete rondas da competição, superando o Mestre FIDE José Padeiro, da equipa maiata do ‘O Amanhã da Criança’, segundo classificado e novo vice-campeão, o qual terminou com 6 pontos, fruto de seis vitórias e uma derrota”, segundo o agrupamento em nota de imprensa.

Foto: Agrupamento de Escolas Daniel Faria

Na terceira posição ficou Simão Pintor, o xadrezista da Escola de Xadrez do Porto-Colégio Efanor a concluir a competição também com seis pontos.

Esta competição definiu também a “Campeã Distrital Individual Absoluta Feminina de partidas semirrápidas com o título a ser conquistado por Maria Beatriz Areal, da equipa ‘O Amanhã da Criança’, com a jovem sub-16 a terminar na décima quinta posição da classificação geral individual com 4,5 pontos”, acrescenta o agrupamento em comunicado.

O Campeonato Distrital Individual Absoluto de Partidas Semirrápidas da Associação de Xadrez do Porto foi organizado em parceria com o Agrupamento de Escolas Daniel Faria, Baltar – Paredes, e contou com mais de setenta participantes em representação de oito clubes de todo o distrito do Porto.

No calendário competitivo da Associação de Xadrez do Porto segue-se agora a edição de 2022/2023 da Taça AXP, com o prazo de inscrição das equipas a decorrer até ao dia 18 de novembro.

Foto: Agrupamento de Escolas Daniel Faria