Decorreu no dia 16 de novembro, em Paredes, o Encontro Nacional das Indústrias de Madeira e Mobiliário, promovido pelo CFPIMM – Centro de Formação Profissional da Indústria da Madeira e Mobiliário e pela AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal. 

Sob o tema “As pessoas: Novos Desafios para as Qualificações e Competências no Setor”, o evento reuniu mais de uma centena de empresários e players do setor.

Este encontro aconteceu no âmbito do trabalho de Diagnóstico de Necessidades de Qualificações e Competências e Atualização do Catálogo Nacional de Qualificações, para os Setores da Madeira, Mobiliário e Cortiça, adjudicado pela ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional ao CFPIMM, na sequência de concurso público internacional.

Durante a manhã, em sessão plenária, foram apresentados e colocados em análise os resultados preliminares deste trabalho, tendo sido identificadas as qualificações e competências profissionais necessárias ao setor das Madeiras e Mobiliário, no momento atual e na perspetiva do futuro. Para além das intervenções dos promotores do evento (CFPIMM e AIMMP), o encontro contou também com a participação da delegada regional do Norte do IEFP, I.P., Carla Vale, e a diretora do Departamento do Catálogo Nacional de Qualificações da ANQEP, Sandra Lameira.

De tarde, prosseguiram os trabalhos, onde foram trazidos para discussão temas como: Qualificações para o Setor: Desafios e Objetivos, para organismos setoriais e de Educação e formação profissional; Qualificações que dão resposta às Empresas, para empresários; Competências dos Trabalhadores, para diretores de Produção – Mobiliário e Carpintaria; Novas Tendências, para diretores comerciais, designers, consultores e parceiros tecnológicos; Qualificações – Desafios à 1.ª Transformação, para profissionais especialistas na 1.ª Transformação, Embalagens e Revestimentos.

Em todos os grupos de discussão foi comum “uma ampla participação, o consenso nos tópicos essenciais, o debate animado e o enriquecimento do trabalho com importantes contributos dos participantes”, refere um comunicado da organização.

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, também participou no encontro e encerrou a sessão afirmando que “procurar hoje quais são as qualificações que necessitamos é fundamental”. O autarca lembrou o trabalho que o “município, juntamente com a ASEP, tem desenvolvido, visitando empresas com os alunos das escolas, de forma a desmistificar o que era a indústria há 20 anos e o que é agora”, cita um comunicado da autarquia.