Durante este fim de semana, dias 31 de março e 1 e 2 de abril, o Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, concelho de Paredes, vai acolher cerca de 850 atletas para o Campeonato Nacional de Show e Precisão de Patinagem Artística. 

O evento deu início esta sexta-feira, 31 de março, às 14h30, e o Jornal A VERDADE visitou o Pavilhão Rota dos Móveis para conhecer o primeiro Campeonato Nacional de Show e Precisão de Patinagem Artística realizado em Paredes. Quem o diz é Célia Rocha, responsável da Associação Desportiva de Paredes (APDA): “este fim de semana recebemos o maior Campeonato de Patinagem Artística português e é dos campeonatos que mais atletas traz, mais apoio tem. É o primeiro campeonato que recebemos e, por isso, espero que corra bem para voltarmos a realizá-lo”. 

Publicidade
Foto: Jornal A VERDADE

Por sua vez, o vereador com o Pelouro do Desporto, Renato Almeida, destacou a aposta que Paredes tem feito no desporto. “Hoje somos a Capital Nacional da Patinagem, isso deixa-nos muito orgulhoso. Nós temos procurado promover eventos como este, nós queremos um concelho forte, um concelho que aposta cada vez mais no desporto, que permite desenvolver os nossos atletas e, acima de tudo, desenvolver a nossa economia local”. 

Acrescentando que o objetivo passa também por defender “um desporto eclético. Defendemos um desporto para todos que promova a igualdade de género, isso é uma linha transversal a toda a nossa orientação e a todo o nosso trabalho”. 

Foto: Jornal A VERDADE

Relembrando que este fim de semana, o concelho de Paredes acolhe também o Campeonato Nacional de Karaté, no Pavilhão Multiusos, com mais de 350 atletas a competir. Estes eventos são também vistos, pelo município, como uma “alavanca da economia. Nós provemos todos estes eventos para permitir o desenvolvimento da economia local, porque tudo isto permite dar a conhecer o nosso território. As pessoas visitam os nossos restaurantes, pernoitam nos nossos hóteis e ficam a conhecer a nossa cultura. Enquanto conseguirmos e tivermos forças vamos continuar a promover eventos como este”, garantiu. 

Por fim, deixou um convite à população para ambos os eventos que decorrerem no concelho de Paredes e que têm entrada gratuita. “Provemos o livre acesso a todos aqueles que queiram visitar e vir conhecer o nosso concelho e assistir a grandes espetáculos de desporto“, terminou.

Foto: Jornal A VERDADE

“É muito bom recebermos tantos atletas dentro da nossa casa”

Leonor é uma das atletas do Quarteto de Paredes. Apesar de referir que jogar em casa é “mais ou menos igual”, destaca a vantagem durante o campeonato “porque já treinamos aqui várias vezes”. Assim, e de forma a garantirem a melhor execução possível, Leonor partilha que “treinamos todos os dias, muito tempo e esforçamo-nos cada vez mais para melhorar o que já fazemos”, esperando realizar “uma prova limpa, que toda a gente goste de ver e, claro, tentar ficar em primeiro lugar”. 

Foto: Jornal A VERDADE

Com o tema “Alvin Dancer’s”, inspirado nas esquiletes cantoras do filme “Alvin e os Esquilos”, os/as atletas mostraram-se entusiasmados/as com o início do campeonato, mencionando que “é muito bom receber tantos atletas dentro da nossa casa”. 

Durante os três dias, isto é, até domingo, estarão em competição 63 equipas com diversas demonstrações, nomeadamente, Show de Quartetos Cadetes, Quartetos, Quartetos Juniores, Grupos Pequenos, Grupos Juniores e Grupos Grandes, Precisão Júnior e Precisão Sénior.

O evento é organizado pela ADPA – Associação Desportiva de Paredes, pela Federação de Patinagem de Portugal e pela Associação de Patinagem do Porto e tem entrada gratuita.

Foto: Jornal A VERDADE

Conheça a programação completa

Trabalho realizado em conjunto com a jornalista Ana Magalhães.

Publicidade