A Junta de Freguesia de Rebordosa, Paredes, apresentou na quarta-feira, dia 28 de setembro, em assembleia de freguesia, o Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo, que foi aprovado por “unanimidade” e que pretende “estimular a vitalidade e dinamismo das associações da freguesia”.

“O associativismo desempenha um papel fundamental no desenvolvimento social, cultural, recreativo, desportivo e humanitário e, face a isso, este executivo da Junta de Freguesia de Rebordosa pretende com este regulamento estimular a vitalidade das associações, sociedade civil, padronizar e criar transparência no processo de atribuição de subsídios, valorizando o caráter dinâmico da atividade associativa”, explica nota de imprensa.

O regulamento inclui, ainda, uma “uma majoração de 10% no valor do subsídio a atribuir às associações que apresentem um plano de sustentabilidade ambiental, indo assim ao encontro de uma prioridade deste executivo, promover o desenvolvimento de uma cidade mais sustentável e amiga do ambiente”, acrescenta comunicado.

As associações devem apresentar a candidatura até ao dia 30 de novembro. Os apoios “serão colocados à disposição durante o mês de dezembro de cada ano civil. Toda a informação será enviada a todas as coletividades da freguesia de forma a puderem preparar o seu processo de candidatura”.

Texto redigido com o apoio de Daniela Lenchyna.