logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Paredes: Construção de novo Lar em Sobreira vai dar resposta a 96 utentes

Redação

Decorreu na tarde de quinta-feira, 12 de outubro, a cerimónia de lançamento da primeira pedra da obra de construção e assinatura do auto de consignação da Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) e Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da APDIS - Associação para o Desenvolvimento Integral de Sobreira.

O novo equipamento social terá capacidade para acolher 96 utentes e representa um investimento superior a 3.542.000,00 euros, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de 3.324.000,00 euros, com o investimento do município de Paredes da comparticipação nacional do valor da obra que será realizada ao longo de 24 meses.

Presidente da APDIS, Arnaldo Barros

A nova estrutura, da APDIS, vai alojar 36 utentes em Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) e 60 em Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI). "Há oito anos que vimos a sonhar com este dia. O objetivo é dar atenção à população mais vulnerável e necessitada, desde as crianças aos mais idosos. Estamos gratos por toda a colaboração, que contribuiu para o fortalecimento deste projeto", frisou o presidente da APDIS, Arnaldo Barros.

Presidente da Junta de Freguesia de Sobreira, João Gonçalves

Uma satisfação partilhada pelo presidente da Junta de Freguesia de Sobreira, João Gonçalves, que destacou "um dia especial. Estamos a realizar um sonho e a projetar um local para aqueles que precisam dele. É uma viragem para a parte social, que nunca deve ser descurada. Sinto me feliz por estar num ato com esta importância. Que se concretize o mais rápido possível", afirmou o autarca.

Por sua vez, Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, referiu que a autarquia decidiu apoiar uma obra numa freguesia "mais residencial e que tem de ser dotada com equipamentos que façam as pessoas querer ficar. É um exemplo de um trabalho conjunto. Espero que esta obra seja uma realidade o mais rápido possivel, porque é de facto uma necessidade", sublinhou.

Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes

Recentemente, foram lançadas as obras do novo do lar em Sobrosa (para 68 utentes) e Bitarães (Paredes), a Casa do Povo de Bitarães terá um lar residencial para 36 idosos, com serviço de apoio domiciliário para 40 utentes. Avançou, ainda, a empreitada do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário da Associação para o Desenvolvimento de Vilela destinado a acolher 40 utentes em "centro de dia" e 30 utentes em apoio domiciliário. Os novos equipamentos sociais em Sobrosa, Sobreira, Bitarães e Vilela representam um investimento superior a 9 milhões de euros que vão criar resposta para 310 utentes, no concelho de Paredes.