Esta terça-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, a Câmara Municipal de Paredes promoveu uma ação de sensibilização no Centro Escolar de Mouriz para assinalar a data.

A iniciativa reuniu cerca de 70 alunos, de três turmas do quarto ano ano, e contou com a presença do vereador com o Pelouro do Ambiente, Francisco Leal, do vereador com o Pelouro da Educação, Paulo Silva, e da coordenadora do estabelecimento escolar, Lurdes Babo.

Foto: Município de Paredes

O objetivo foi “alertar para a escassez de água e apelar à adoção de medidas de poupança e de combate ao desperdício”, indica um comunicado da autarquia.

“Ainda cometemos alguns erros no que diz respeito à poupança de água, por isso, importa arranjarmos soluções e criarmos novos hábitos”, referiu Francisco Leal, lançando ainda aos alunos o desafio de “levarem a mensagem para casa”.

Foto: Município de Paredes

Na sessão, o técnico da Proteção Civil do município, Miguel Rodrigues, apresentou algumas das medidas a adotar para preservar este recurso natural, tais como: não deixar as torneiras a pingar, não lavar a loiça com a água a correr, tomar duche em vez de banho de imersão, fechar a torneira enquanto escova os dentes, dispensar a lavagem dos pavimentos e viaturas quando não é absolutamente necessário, colocar uma garrafa cheia de água ou areia no depósito do autoclismo para reduzir a quantidade de água por descarga, opte por regar de manhã cedo ou à noite, reutilizar a água que puder usando-a para regar as plantas, usar a máquina de lavar a roupa e a máquina de lavar a louça apenas na carga máxima.

Foto: Município de Paredes
Foto: Município de Paredes
Foto: Município de Paredes