O município de Paredes marcou as celebrações do Dia da Liberdade em algumas freguesias do concelho entre os dias 22 e 25 de abril. 

Foto: Município de Paredes

Na noite de 24 de abril, João Paulo Oliveira abriu as comemorações com o evento “Canções da Liberdade”, no Parque José Guilherme. Estiveram presentes os vereadores Beatriz Meireles e Paulo Silva e os presidentes da Junta de Freguesia de Paredes, Artur Silva, e de Beire, José Carlos Barbosa. O concerto foi fechado com uma sessão de fogo de artifício ao som das músicas que marcaram o 25 de Abril.

Foto: Município de Paredes

A celebração oficial que marcou a data realizou-se no Auditório da Aceler, em Rebordosa. A sessão solene foi marcada pelos discursos oficiais e ainda pela declamação de poemas alusivos ao 25 de Abril, protagonizados pelos estudantes das escolas secundárias do concelho.

Foto: Município de Paredes

Na freguesia de Recarei, foram organizadas diversas atividades entre os dias 22 e 25 de abril, entre elas o descerrar da placa e mural da Praceta 25 de Abril. A exposição “Caminhos da Liberdade”, da autoria de Serafim Ferreira, visitada pelos autarcas, esteve patente nos dias das comemorações, “com o objetivo de dar a conhecer quem fez da liberdade o seu ‘caminho’”, informação fornecida pelo comunicado da autarquia.

Foto: Município de Paredes

Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, o vice-presidente, Elias Barros, e os vereadores Francisco Leal, Paulo Silva, Tânia Ribeiro, e Renato Almeida, bem como o presidente da Junta de Freguesia de Recarei, Belmiro Sousa, que se fez acompanhar pelo seu executivo.

Foto: Município de Paredes

Na Associação Cultural e Recreativa de Rebordosa foi celebrado o 48.º aniversário do 25 de Abril com um espetáculo da Tuna de Rebordosa. Segundo o comunicado da autarquia, o evento contou com a presença da vereadora Beatriz Meireles, da presidente da Junta de Freguesia de Rebordosa, Salomé Santos, e do seu executivo, pelo presidente da Assembleia de Freguesia, Abel Silva, e pelo presidente da direção da ACR Rebordosa, Manuel Silva.

Foto: Município de Paredes

A Banda de Música de Cete marcou as celebrações no Parque de Merendas de Beire, no dia 25 de abril. O evento, organizado pela Junta de Freguesia de Beire, em parceria com a câmara municipal, contou ainda com a declamação de “Poesia (d)e Resistência”, feita por jovens e membros das instituições da freguesia. 

Foto: Município de Paredes

Segundo o comunicado da autarquia, a vereadora Beatriz Meireles, o presidente da Junta de Freguesia de Beire, José Carlos Barbosa, e o seu executivo, o presidente da Assembleia Municipal, José Baptista Pereira, e o presidente da Junta de Freguesia de Paredes, Artur Silva, assistiram ao espetáculo.

Texto redigido com o apoio de Ana Ferrás, aluna estagiária da Universidade Fernando Pessoa.