Este sábado, dia 22 de junho, nove alunos com necessidades educativas especiais do Agrupamento de Escolas de Vilela (AE Vilela) vão lançar um micro satélite na final da quarta edição da competição CanSat Júnior (Portugal), em Bragança.
É a primeira vez que alunos com necessidades especiais são selecionados para participar na final da competição.
Para participar no CanSat, os alunos tiveram que projetar e construir de raiz um pequeno satélite ("sat") do tamanho de uma lata de refrigerante ("can", em inglês) capaz de medir a temperatura do ar e a pressão atmosférica e de transmitir essa informação após o seu lançamento.
O satélite foi desenvolvido no âmbito do projeto social "Streilha" do AE Vilela, onde é utilizada a tecnologia espacial para promover a inclusão social dos alunos com necessidades especiais.
O CanSat é um projeto educativo do ESERO (European Space Education Resource Office) Portugal , organizado em parceria com a Ciência Viva e com o apoio da Agência Espacial Europeia (ESA). Tem como principal objetivo motivar os alunos para as áreas STEM ("Science, Technology, Engineering, Mathematics", traduzido em português para ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e para a indústria espacial.
Vídeos de apresentação:
https://drive.google.com/file/d/115fC9LHvaF5wRTmCrcpvTKue2TaVkahZ/view
https://drive.google.com/file/d/1QLYZEUCKr7luKYdzsZJtJn0vkd_UFRrC/view