paredes the voice 2024
Publicidade

Com o tema “La Llorona”, Fátima Neto, natural de Paredes, seguiu em frente na segunda ronda de Provas Cegas do The Voice Portugal 2024, depois de conquistar a mentora Sónia Tavares.

A concorrente tem 44 anos e toca violoncelo desde os 13 anos, que surgiu “completamente por acaso. Chegou à secretaria da escola de música da sua terra, onde o pai a inscreveu, e preencheu um papel que pedia para escolher um instrumento. Na altura tinha 13 anos, pediu ajuda ao pai para escolher e ele disse que ela é que sabia… a Fátima escolheu violoncelo de forma aleatória, mas depois apaixonou-se e nunca mais largou este instrumento“, pode ler-se na publicação do programa televisivo.

Atualmente, trabalha numa instituição de apoio à deficiência, onde dá aulas de música. Gere, também, projetos numa associação de artes – a “Rebord’ Arte” -, onde trabalha com comunidades desfavorecidas e educa pela arte.

Em 2019, fez um curso de teatro e compôs originais para a sonoplastia da peça de teatro. “Aí percebeu que gostava mesmo de cantar. Além disso, para dar aulas de violoncelo, tinha de cantar, diz que é uma forma normal de se expressar e de explicar coisas aos alunos. Ainda assim, só começou a levar a sério a vontade de cantar em 2020. Depois da pandemia decidiu que ia fazer coisas diferentes, decidiu aprender a usar o seu aparelho vocal”.

Sobre o The Voice, diz: “deu-me os cinco minutos e decidi participar”.

Também do mesmo concelho, Joel Barbosa seguiu em frente no programa. O jovem de 18 anos, a morar em Gandra, interpretou o tema “The Greatest” e garantiu um lugar na equipa de Sara Correia.

Para além de gostar de cantar, também toca guitarra desde os 12 anos. O gosto pela música foi passado pela irmã, de 23 anos. Cantam juntos num grupo chamado “GPS – orienta-te connosco”.

Esta é a segunda vez que tenta a sorte no programa, uma vez que em 2023 inscreveu-se, mas falhou a data do casting.

Atualmente frequenta o curso de biotecnologia medicinal,

O concurso de talentos musicais “The Voice Portugal” regressou à grelha da RTP1 no dia 22 de setembro.