viagem ana e diogo
Publicidade

Portugal, Espanha, França, Itália… São alguns dos países que Ana Soeira e Diogo Dias, ambos de 28 anos, já visitaram. Apaixonados por viajar, e um pelo outro, o casal de jovens, ambos com 28 anos, colecionam desafios, momentos e experiências, tendo transformado uma carrinha, a ‘Nicole’ para viajarem.

Ana e Diogo, naturais de Vila Nova de Gaia, foram da mesma turma no secundário, mas foi apenas a partir do décimo segundo ano que se começaram “a conhecer melhor” e a relação começou “numa tarde de praia”. O amor aliou-se também à paixão por viajar, que ambos partilham. “Crescemos rodeados de natureza e muito ar livre. O Diogo mais para a vertente de praia e eu mais direcionada ao campismo. As nossas famílias incutiram-nos este hábito saudável que, no nosso ponto de vista, impulsionou muito esta vontade de sair de casa e querer conhecer o mundo”, contou Ana Soeira, em entrevista ao Jornal A VERDADE.

Quando viajam, os dois jovens sentem que se tornam pessoas “mais sábias, independentes, fortes, desenrascadas e felizes”. E para tornar as aventuras ainda mais “divertidas”, o casal começou a viajar numa “carrinha/caravana”. “Sempre tivemos o sonho de construir a nossa própria VAN, que fosse prática, simples e decorada ao nosso gosto. Já tínhamos tido duas carrinhas VW T4, mas nunca levamos o projeto até ao fim. Entretanto, com a chegada da COVID-19, e nós em casa, decidimos que era o momento ideal para tratar desse objetivo”, explicaram.

paixao por viajar

Começaram então a procurar a carrinha ideal e conseguiram encontrar uma “VW T4 porreira”, tendo avançado para a transformação. “Foi o Diogo que desenhou e estruturou como tudo ia ficar, desde o sistema de sofá/cama, chuveiro, tomadas, arrumação… Foram muitas horas de planeamento, entre papel amachucado, medidas contadas vezes sem conta, consulta de vídeos no YouTube e a escolha de materiais para usar”, disse. 

O casal colocou “mãos à obra sem qualquer tipo de experiência” e três meses depois, nasceu a ‘Nicole’. “Foram três meses de trabalho, muita aprendizagem e o resultado superou as expectativas. Foi uma experiência incrível e que nos enche de orgulho”, afirmou.

Com a ajuda da ‘Nicole’, já visitaram “Portugal de lés a lés, Espanha de norte a sul e, mais recentemente França”. Sem a carrinha, já foram até à Indonésia, Maldivas e Itália, sendo que o destino de eleição, até ao momento, é a “Indonésia, pelas paisagens, clima, surf e toda a natureza para explorar”.

pais preferido indonesia

Momentos que servem para “criar memórias e viver experiências. Já passamos por muito, tivemos de resolver situações inesperadas e, no final, perceber o que aprendemos com isso, pois são estas aprendizagens que nos tornam pessoas mais completas, preparadas e com uma mente mais aberta. Outra parte muito boa de viajar sendo um casal é que conhecemos ‘o outro’ numa realidade bem mais próxima e é um verdadeiro teste à vida em conjunto. Estamos sempre juntos, portanto, mais importante do que ir apanhar sol e conhecer sítios novos, o bom é conseguirmos tomar decisões em conjunto, ouvir, respeitar e compreender o espaço do outro. De resto, é aproveitar e desfrutar de tudo ao máximo”

paises visitados franca

Desafios “na estrada” são vários e Ana e Diogo contam alguns. “Desde fumo a sair do capôt, o quadrante a acender e a apagar luzes, ficar sem acelerador… o maior desafio continua a ser os caminhos estreitos pelos quais o GPS nos manda no desconhecido. Desde trilhos em Sagres que até para um 4×4 seria desafiante, até ruelas em Espanha que nem conseguíamos pôr a cabeça de fora da janela… são sem dúvida estes episódios que nos fazem transpirar só de ver ali a Nicole”, referiu, entre risos.

Conciliar a paixão por viajar com a vida profissional é “fácil” devido ao planeamento feito no início do ano. “Planeamos as férias para o ano todo, escolhendo as épocas que mais gostamos. Temos a sorte de conseguir marcas as férias nas mesmas alturas. Quando as folgas são juntas e temos possibilidade também aproveitamos para fazer uma ‘escapadinha’ com a Nicole”. Viagens que, muitas vezes, são partilhadas com a “amiga de quatro patas”, a Bonnie. “Ela também adora passear na VAN e conhecer novos lugares, desde que sejam viagens mais curtas. Quando a viagem é maior, fica muito impaciente e com muita energia para gastar. Nessas alturas fica por casa, muito bem entregue aos ‘avós’, onde tem muito espaço para dar as suas corridas e receber muito mimo”, frisou.

companheira 4 patas bonnie

O Sri Lanka é a próxima viagem “grande” programada por Ana e Diogo. Já dentro da Europa, o casal gostava de conhecer a Grécia. Quanto ao futuro, e com a possibilidade da família aumentar, o casal afirma que as viagens serão “muito felizes. A logística terá, obviamente, de ser maior, mas não irão faltar brincadeira, amor, partilha e momentos maravilhosos para enriquecer ainda mais a nossa vida e a nossa relação. Iremos ter de abdicar de algumas roupas que a eu leva sempre a mais, para conseguir colocar outras coisas que irão ser necessárias, o que vale é que o Diogo é bastante organizado e, portanto, nessa parte acho que nos vamos safar bem”, concluiu.

vida profissional